Procuradores e juízes conhecem a indústria gaúcha

Cerca de 40 pessoas, entre representantes da Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público Federal e Justiça do Trabalho passaram toda a sexta-feira (dia 28) dentro de pavilhões industriais, linhas de produção e centros tecnológicos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles participaram do projeto Conhecendo a Indústria, que é uma iniciativa da FIERGS para mostrar a realidade do setor.

Acompanhados do presidente da FIERGS, Paulo Tigre, de diretores e executivos da entidade, os convidados estiveram em Esteio e São Leopoldo, onde conheceram três indústrias, uma unidade do Senai e um Centro de Atividades do Sesi. "Este tipo de atividade é um intercâmbio de informações e uma troca de experiências. Muitas destas pessoas lidam com a indústria, mas não têm a oportunidade de conhecer o dia a dia do segmento", disse Tigre.

Para o industrial Dante Bettanin, a ocasião é única, já que raramente promotores, juízes ou procuradores poderiam conferir os métodos e processos do setor produtivo. "A tecnologia traz mudanças constantes e é importante que estas pessoas possam conferir estas transformações", comenta.

Entre os mais curiosos pelo funcionamento das máquinas e pela produção estava o representante do Ministério Público Federal, Humberto Jacques de Medeiros. "Considero fundamental esta experiência para evitar a formação de conceitos prévios. Conhecendo esta realidade, acaba-se com muitos mitos", explicou.

Publicado segunda-feira, 1 de Outubro de 2007 - 0h00