FIERGS propõe "canal verde" contra greve dos fiscais agropecuários

Entidade apela diretamente ao ministro da Agricultura

Diante da anunciada retomada da greve dos fiscais agropecuários, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) enviou hoje (24) uma manifestação ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, alertando para os prejuízos da indústria e solicitando o uso imediato do "canal verde" nas aduanas, o que significa a liberação de mercadorias sem inspeção e sem análise de documentos.

A FIERGS propõe que o Governo Federal pratique a liberação do uso do "canal verde" sempre que for deflagrada greve ou as denominadas "operações-padrão" e que tal mecanismo permaneça durante todo o tempo das paralisações. "Essa medida, fará com que as negociações ocorram sem prejuízo do trabalho, reforçando a imagem internacional do Brasil ao proteger o cumprimento dos contratos firmados com o exterior", explica o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

De acordo com o industrial, "a situação no Rio Grande do Sul é grave devido ao perfil exportador e importador do Estado, assim como pelo conteúdo de nossa pauta de exportações". No primeiro semestre deste ano, o Estado exportou 6,4 bilhões de dólares, sendo que 22% deste valor foi do setor de alimentos e bebidas, afetado diretamente pela greve. Tigre cita como exemplo a paralisação em junho no porto de Rio Grande, quando deixaram de ser embarcadas cerca de 1.200 toneladas de mercadorias, entre carne bovina, de frango, suína e grãos, resultando em um prejuízo de 99 milhões de dólares. No mesmo período, na fronteira de Livramento, as perdas somaram 70,5 milhões de dólares. Já em Uruguaiana, 240 caminhões ficaram parados aguardando a inspeção e serviços dos fiscais.

No início da greve, a FIERGS já havia encaminhado um documento ao ministro Stephanes solicitando as providências. O posicionamento da entidade reflete a expectativa das 41 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul, que empregam diretamente 600 mil pessoas.

Publicado Terça-feira, 24 de Julho de 2007 - 0h00