Indústrias de alimentos debatem novas estratégias de mercado

Antecipar as grandes tendências deve ser uma das principais estratégias das indústrias de alimentos e bebidas para conquistar o mercado internacional. Esta foi uma das conclusões compartilhadas pelos participantes do setor no Seminário Oportunidades e Desafios no Mercado Europeu, realizado na quarta-feira (11), em São Paulo, e transmitido por teleconferência para a FIERGS. Segundo os palestrantes, com consumidores cada vez mais exigentes, a preferência mundial é para os produtos naturais e com sustentabilidade. Portanto, existe um futuro promissor para alimentos orgânicos e de preparo fácil, embalagens reutilizáveis e sabores exóticos. "As demandas por alimentos que atendem a conveniência e a saúde, por exemplo, devem dobrar em 10 anos", afirmou o consultor alemão de Comércio Exterior, Johann Wolfgang Schneider, durante o evento.

O seminário antecedeu a Feira Anuga, uma das maiores do setor de alimentos e bebidas do mundo, que será realizada em outubro, em Colônia, na Alemanha. O objetivo do seminário foi repassar informações aos empresários para que possam definir suas estratégias de participação no evento alemão. Cerca de 120 empresas brasileiras deverão participar da edição 2007.

Para expor seus produtos e serviços, as empresas contarão com apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com envolvimento institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A iniciativa das instituições proporcionará ações integradas de prospecção comercial no exterior. Anuga faz parte do calendário oficial de feiras do Governo Federal desde 1971.

O tema "O setor de distribuição na Alemanha" foi abordado pelo consultor alemão Boris Planer. Ele é gerente de macroeconomia global da empresa de consultoria Planet Retail, provedor on-line de informações do setor de varejo e foodservice, líder em seu segmento. A empresa estuda cinco mil empresas do setor em mais de 140 mercados. Monitora cerca de 98% de cadeias mundiais de distribuição de alimentos e produzem estudos sobre redes varejistas, países e tendências de consumo.

Tendências de demandas no setor alimentício

Saúde

- 90% dos consumidores europeus e americanos consideram que é importante melhorar sua saúde,

- 64% fizeram algo concreto para melhor a saúde,

- Crescimento anual por naturais e orgânicas excederá 10% nos mercados de comida e bebida nos próximos cinco anos.

Conveniência

- Produtos que economizam tempo e quick fixes são importantes para 82% consumidores europeus e americanos,

- Consumo de refeições preparadas na Europa e Estados Unidos está previsto para dobrar em dez anos, e deve exceder US$ 40 bilhões já em 2009.

Experiência Sensorial

- Consumidores estão mais dispostos a experimentar novos produtos, principalmente com texturas e sabores exóticos

- Em 2003 e 2004, mais de 60% dos americanos e europeus provaram comidas e bebidas que nunca tinham tentado antes.

Fonte: Schneider & Associados International Business Consultants

Publicado quarta-feira, 11 de Julho de 2007 - 0h00