Você está aqui

Especialista em TV Digital apresenta sistema japonês

O futuro das telecomunicações no Rio Grande do Sul e Brasil foi apresentado nesta sexta-feira (dia 15), na FIERGS. Yasuo Takahashi, presidente da Broadcasting Experts Group(entidade privada que divulga a tecnologia japonesa), falou a empresários e estudantes sobre o funcionamento do sistema digital de televisão implantado no Japão e que deve chegar ao Brasil nos próximos meses. " É uma grande oportunidade para conhecermos detalhes do sistema que será implantrado no País", disse o vice-coordenador do Conselho de Comércio Exterior da FIERGS, Frederico Dürr.

Takahashi explicou que a novidade surgiu em 1997 e em 2003 passou por uma espécie de aperfeiçoamento, para chegar aos parâmetros atuais. "Conseguimos melhorar o sistema e obter vantagens práticas na funcionalidade, como o sistema de radiofreqüência", explicou. Esta questão facilita principalmente a recepção móvel do sinal, como em pequenos aparelhos ou até mesmo celulares. A previsão do palestrante é de que o país asiático tenha em funcionamento até 2010 mais de 24 milhões de telefones aptos à reprodução televisiva.

No Brasil, a previsão é que até dezembro deste ano o sistema digital esteja em funcionamento, começando por São Paulo. Já no Rio Grande do Sul, as primeiras trnasmissões devem acontecer em março de 2008. A modernização também gera uma grande possibilidade econômica, com a fabricação de componentes eletrônicos. O membro do Grupo Temático de Telecomunicações do Conselho de Infra-estrutura da FIERGS, Romano Botin, destaca que o Rio Grande do Sul posui um grande potencial no setor. "Temos o Ceitec, que é um diferencial, além de indústrias que formam uma cadeia produtiva completa do segmento", argumentou.

O evento foi promovido pela FIERGS, em parceria com a Abinee-RS.

Publicado sexta-feira, 15 de Junho de 2007 - 0h00