Taxa de incidência de acidentes de trabalho no Rio Grande do Sul é de 2,11%

A taxa de incidência de acidentes de trabalho no Rio Grande do Sul é 2,11%, segundo levantamento de 2005, acima da nacional que é de 1,51% no mesmo ano. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (25) pela auditora fiscal do Trabalho, Aida Cristina Becker, durante o seminário II Seminário Acidentes em Prensas e Similares − "Isto não acontece na minha empresa", realizado pelo Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social (Contrab) da FIERGS. "No Brasil aconteceram 1,4 mil acidentes de trabalho por dia em 2005, deixando incapacitadas permanentemente 37 pessoas a cada 24 horas", disse Aida Becker, destacando que no Estado este número é de 2,6 incapacitados/dia.

A coordenadora técnica do Grupo de Gestão de Ambiente de Trabalho do Contrab, Beatriz Santos Gomes, lembrou que o seminário tem como objetivo conscientizar, informar e instruir as empresas no sentido de identificar riscos e prevenir acidentes com prensas e similares. "O seminário, que já é o segundo, dá seqüência ao trabalho desenvolvido com o lançamento do Manual de Segurança em Prensas e Similares, realizado no ano passado pela FIERGS em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da DRT/RS, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul", disse ela. Beatriz Gomes salienta que a prática de segurança eficiente favorece a redução de custos e aumenta a competitividade das empresas.

Publicado sexta-feira, 25 de Maio de 2007 - 0h00