Você está aqui

A Holanda pretende atingir, até o ano de 2020, 14% de sua produção de energia com fontes renováveis.

Atualmente, toda empresa ou residência neste país europeu de 17 milhões de habitantes, 16ª maior economia do mundo, e que recicla 80% de seus resíduos, está ligada à rede de gás. Esse conhecimento e know-how foi colocado à disposição de empresários gaúchos que participaram, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta segunda-feira (19), do workshop Brasil & Holanda de Bioenergia – Tecnologias, aplicações e novos projetos. “Nosso objetivo é trocar informações, dar suporte e aumentar a cooperação entre empresas deste setor, abrindo um novo mercado para as companhias brasileiras”, afirma o representante do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios em Porto Alegre, Richard Posma.

O workshop é resultado também de uma aproximação feita, em viagem à Holanda, em março deste ano, por uma missão do governo do Estado e de empresários gaúchos, entre eles o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. Na ocasião, foram realizadas visitas técnicas a empresas com expertise que executam projetos voltados ao setor de bioenergia, tendo os participantes adquirido conhecimento e promovido a aproximação da Holanda com o Rio Grande do Sul. A visita de março foi retribuída por uma comitiva de representantes do governo e de mais quatro empresas holandesas, que participaram do evento na FIERGS. Segundo o representante da Netherlands Enterprise Agency, ligada ao governo do país, Kees Mokveld, apesar dos inegáveis avanços na área, a Holanda ainda tem muito a fazer. “Até 2017, havíamos atingido apenas 6,6% de nossa meta de 14%”, alerta.

O especialista em Sustentabilidade, Energias Renováveis e Desenvolvimento, Ruud Paap, tratou das diferentes formas de financiamento para projetos oferecidos pela Holanda para empresas estrangeiras, bem como abordou as diferentes tecnologias utilizadas na produção de biometano (gás verde) e suas diferentes aplicações.

Ao longo desta semana no Rio Grande do Sul, a delegação holandesa terá encontro com representantes do governo do Estado, bem como conhecerá projetos nas cidades de Harmonia, Minas do Leão e Montenegro, além de visitar a estatal Sulgás.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado segunda-feira, 19 de Novembro de 2018 - 0h00