Você está aqui

Depois de 23 anos, o Rio Grande do Sul recebeu uma edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, o 17º Congraf. O evento ocorreu na sede da FIERGS, no sábado (18), e reuniu mais de 560 representantes do setor gráfico para debater o futuro do setor. “Encontros como esse são essenciais para debates de ideias no sentido de ajudar o País a resolver os seus inúmeros problemas”, afirmou Petry, destacando que, hoje, há 20 mil empresas do setor gráfico, sendo 80% de pequeno porte, que empregam cerca de 240 mil trabalhadores. 

Com o tema Pensar e Fazer Diferente, Congraf trouxe nomes nacionais e internacionais para abordar temas de relevância e ajudar na tarefa de se reinventar. “A indústria gráfica registrou no primeiro trimestre de 2019 queda de 2,8% na comparação com o último trimestre do ano passado. Além da conjuntura enfrentada pelas indústrias de uma maneira geral, o setor gráfico tem um concorrente específico, as mídias digitais. Aqueles que não se adaptarem, vão sucumbir ”, alertou o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Sul (Sindigraf-RS) e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul (Abigraf-RS), Angelo Garbarski. 

 

O presidente do Conselho Diretivo da Abigraf Nacional, Julião Gaúna, também chamou a todos para pensar diferente e buscar o melhor caminho para o setor. “É muito importante trocarmos experiências e encontrarmos as melhores ferramentas para atravessar as transformações que o mercado nos apresenta”, afirmou. 

Os temas debatidos no Congraf foram: Chega de Desconto - Venda valor, Chegou o momento – O que esperar da economia Brasileira?, O que fazer para inovar no seu negócio?, Você cada vez Melhor, Os desafios da Execução – Por que as coisas não acontecem na empresa?. A palestra internacional foi do CEO da Printing Industry of America, Michael Makin, que compartilhou com os empresários brasileiros informações sobre o mercado norte-americano e as tendências que envolvem o setor no mundo.

Publicado segunda-feira, 20 de Maio de 2019 - 17h17