FIERGS estranha o aumento do preço do aço pela CSN

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, estranhou, nesta segunda-feira, o anunciado aumento do preço do aço laminado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo a empresa, será aplicado um reajuste de 12,25 % a partir do próximo dia 27, e de 10,75% no material zincado.

Petry disse que essa majoração não encontra respaldo na economia nacional, pois a inflação está abaixo de 3%. “O aumento da CSN será mais um problema para a recuperação do setor metalomecânico, atingindo também inúmeros segmentos que dependem dessa matéria-prima”, disse o industrial.

A CSN alega que o acréscimo reflete a desvalorização do real no último trimestre. Mas, para o presidente da FIERGS, esse parâmetro não pode ser aplicado no mercado nacional, pois não há condições de absorvê-lo nem de repassar aos fabricantes de produtos finais. “Haverá, assim, mais um elemento a desorganizar a economia brasileira nesse segundo semestre do ano”, previu Petry.

Publicado segunda-feira, 16 de Julho de 2018 - 16h16