A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) terá o seu escritório regional para a Região Sul instalado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O acerto ocorreu no final da tarde de quinta-feira (15), após encontro na FIERGS entre o presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, e o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia. A abertura da representação da Agência em Porto Alegre está prevista para setembro. “A Apex-Brasil sempre nos deu suporte e é muito bem-conceituada entre os exportadores. Agora, com este acordo, a FIERGS poderá agregar experiência e contribuir com o conhecimento da sua área de comércio exterior”, disse Gilberto Petry.

Sergio Segovia afirmou que o objetivo ao buscar cooperações como a realizada com a FIERGS é o de aumentar o apoio a empresas exportadoras e também estimular aquelas que ainda se preparam para começar a atuar em comércio exterior. Além disso, segundo Segovia, melhorar a eficiência da Apex-Brasil faz parte do planejamento estratégico 2020/2023 da Agência. “Faremos o máximo para exceder as expectativas. O Brasil não pode mais esperar”, salientou.

Com sede em Brasília, a Apex-Brasil possui um escritório regional em Pernambuco que atende à Região Nordeste e, em 22 de agosto irá reabrir o seu escritório em São Paulo, para atender à Região Sudeste. O escritório de SP ficará instalado dentro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em um modelo semelhante ao que será adotado na FIERGS. O futuro escritório da Apex-Brasil em Porto Alegre, cuja localização foi definida após a reunião da quinta-feira, incluirá a Região Sul, atendendo também a empresas de Santa Catarina e do Paraná.

O coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, que participou da reunião com Segovia, ressaltou a importância dessa maior aproximação da indústria gaúcha com a Apex-Brasil, bem como com o governo do Estado, e vê o setor preparado e disposto a novas oportunidades.

Publicado sexta-feira, 16 de Agosto de 2019 - 17h17