A inflação baixa e a dificuldade de recuperação da economia brasileira são os principais fatores a contribuir, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), para a redução em 0,5 ponto percentual – chegando a 5,5% – da taxa Selic, anunciada nessa quarta-feira (18) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. “Esse corte adicional de juros é importante para a retomada do setor produtivo, já que a recuperação tem sido difícil e um estímulo monetário, apesar de não resolver todos os problemas, contribui para a melhora no ambiente econômico à medida que estimula os investimentos e o consumo”, diz o presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry.

O presidente da FIERGS, porém, ressalta a necessidade de se manter a política de controle de gastos públicos e de incentivo à competitividade estabelecida pelo governo federal. “Precisamos seguir com a agenda de reformas para que o País consiga sustentar os juros baixos por bastante tempo”, avalia Petry, reforçando o espaço que as reformas Tributária e Administrativa vêm ganhando no Congresso Nacional.

Publicado quarta-feira, 18 de Setembro de 2019 - 18h18