Você está aqui

Embaixada da Indonésia trabalha para identificar oportunidades no Estado

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Embaixada da Indonésia no Brasil vão trabalhar em conjunto para uma maior aproximação comercial entre o país asiático e a indústria gaúcha. Foi o que ficou acertado após a reunião realizada, nessa quinta-feira (19), entre o ministro conselheiro de economia da embaixada, Sudarsono Soedirlan; e o vice-presidente da FIERGS Cezar Müller. A ideia inicial é a de identificar os setores de maior interesse entre gaúchos e asiáticos para oportunidades de negócios.

Soedirlan destacou que Indonésia e Brasil são duas potências econômicas em suas regiões ainda não devidamente exploradas na relação bilateral. No ano passado, a corrente de comércio entre ambos teve uma queda de mais de 11% na comparação com 2017. Nesse contexto, o Rio Grande do Sul, cuja corrente com a Indonésia cresceu 9,8% no mesmo período, entra como importante aliado. O ministro conselheiro informou que, por ser um país com uma população de 270 milhões de pessoas, uma das principais demandas é pela importação der alimentos. Por isso, o interesse inicial é pela carne gaúcha. Mas, atualmente, o principal produto importado pelo país do RS é o tabaco, com mais de 76% da pauta.

Cezar Müller ofereceu o apoio da FIERGS para auxiliar a embaixada nessa busca de parceiros comerciais no Estado. “Vamos nos conhecer e identificar onde agir para podermos avançar”, ressaltou Soedirlan. “A FIERGS tem uma estrutura em comércio exterior apta a desenvolver projetos com a Indonésia”, garantiu Müller.

Publicado quinta-feira, 19 de Setembro de 2019 - 16h16