Você está aqui

Sesi com@Ciência inicia nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (30) a edição 2019 do Sesi com@Ciência realizado pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande  do Sul. A expectativa é reunir mais de dez mil pessoas envolvidas e interessadas em Educação no Brasil, ao oferecer atividades destinadas a diferentes públicos, incluindo pais, alunos, professores, gestores, mantenedores, empresários e representantes do poder público. O evento 100% gratuito vai promover debates, vivências, apresentações e reflexões sobre a educação do futuro. “Em plena era da educação criativa, teremos a oportunidade de apresentar respostas importantes para elevar a competitividade da economia brasileira. E será um bom momento para que toda a sociedade possa indicar novos caminhos que nos conduzam ao desenvolvimento sustentado que tanto almejamos e que o Brasil merece”, destaca o presidente da Federação das  Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry.

O primeiro painel será realizado às 11h com o tema “A Educação sob as lentes dos jornalistas: o que podemos esperar?”, e terá participação dos profissionais Armando Burd (Rede Pampa) Felipe Vieira (SBT), Guilherme Kolling (Jornal Do Comércio), Oziris Marins (Band), Rosane De Oliveira (Grupo RBS), Telmo Flor (Correio Do Povo/Record). A cerimônia oficial de abertura ocorre às 14h no espaço Arena Sesi, dentro do Centro de Eventos FIERGS, seguida de palestra com o navegador Amyr Klink, que compartilhará suas experiências de mais de 30 anos em projetos como Travessia do Atlântico Sul a Remo (1984) ainda única no mundo, Invernagem Antártica em solitário (1989) e Antártica com a Família (2006). 

Haverá, ainda, palestras, painéis, relatos de casos, oficinas, debates, apresentações artísticas, atividades de interação, como as Oficinas Maker e o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Profissionais brasileiros e internacionais, referência nos mais diferentes segmentos da educação estarão em Porto Alegre para o evento. 

O Seminário Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Inovação na Escola vai tratar sobre inovações no currículo escolar brasileiro envolvendo métodos ativos, novas linguagens e pedagogia por projetos. O seminário, no dia 30, às 15h30min, será com o doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência em docência em Ensino Básico, Formação de Professores e Avaliação, Miguel Thompson. 

Já a busca de inspiração em experiências de outros países estará no painel Educação Comparada: Promoção da aprendizagem, como alguns países têm enfrentado esse desafio?, na tarde do dia 1º. O psicólogo inglês Adrian Ingham, graduado pela Universidade de Londres e pós-graduado pelo King’s College, defendeu sua tese de mestrado sobre liderança escolar no Brasil. Ele atuou por 25 anos como professor e diretor de escolas em Londres e vem dividir suas reflexões e experiências. Junto com Ingham estará Chi Sum Tse, que trabalha para a equipe do Pisa for Schools na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, com experiência em mais de mil escolas em todo o mundo e contribuições para diversos ministérios de Educação. Participa do painel, ainda, Candido Alberto Gomes, doutor em Educação (Ph.D.) pela Universidade da Califórnia e consultor de diversas organizações nacionais e internacionais, entre elas a Unesco, pela qual tem diversas obras publicadas.

Outros temas em pauta nos seminários e painéis serão “Uma nova abordagem para a tecnologia na educação”, “Colaboração em Inovação Educativa”, “A inserção da tecnologia na caminhada docente”, “Tecnologia e currículo: Uma proposta a ser desenvolvida por todos”, “Pisa for school – conceituação e importância para a avaliação e melhoria de desempenho das escolas”, “Impacto da gestão no desenvolvimento da aprendizagem na Educação Básica”, “Escolas de tempo integral: Várias propostas, um único objetivo” e “Ensino médio, juventudes e tecnologia”. 

OUTROS ESPAÇOS
A interatividade estará presente nas atividades propostas, que vão proporcionar espaço para viver a educação na prática, por meio de oficinas maker e metodologias ativas da educação básica, com foco em Steam – da sigla em inglês Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), baseada em projetos. Com acompanhamento de mediadores, qualquer pessoa terá a oportunidade de experimentar e compartilhar soluções, por meio de ferramentas digitais e tecnológicas, mescladas com material reciclável para construções de projetos. 

As oficinas são uma experiência “mão na massa” e incluem propostas como: Robótica livre com a placa GogoBoard, Arte com dobraduras, Construção de minigame, Impressão 3D, Modelagem Bifocal para educadores, Imprimindo com caneta 3D, Vibrabot (robôs dançantes) e Construção de bonecos articulados. A aplicação de Steam na educação básica também será abordada no último seminário do evento, com a participação de Leandro Holanda, especialista em Tecnologias Educacionais pela USP e professor no Instituto Singularidades e na PUC-SP. 

A arte também terá seu lugar. A união entre a música e a tecnologia será possível por meio da exploração de jogos e aplicativos. Nessa atividade, o visitante pode compor músicas de forma intuitiva e transformá-las em expressão corporal, estimulando a colaboração, o trabalho coletivo e a resolução de problemas. Os visitantes ainda contarão com uma experiência literária, com acervo diversificado e atrativo, em um ambiente aconchegante e lúdico. 

As histórias de jovens e adultos que tiveram suas vidas transformadas a partir do retorno aos estudos com a EJA do Sesi poderão ser conferidas em vídeos feitos pelos próprios alunos. No Espaço Sesi, também será possível participar de oficinas como “O uso de tecnologias alternativas como forma de universalização do acesso a robótica” e “500 anos de Leonardo da Vinci: conhecendo um pouco mais”. Na tarde do dia 1º, no mesmo espaço, ocorrerá o lançamento, na região Sul, do livro Robótica Educacional: experiências inovadoras na Educação Brasileira, organizado por Rodrigo Barbosa e Silva e Paulo Blikstein, que estarão presentes no evento. No dia 1º de outubro, também acontece a palestra de Abertura do Torneio Sesi de Robótica First Lego League 2019/2020 – Temporada City Shaper. 

Mais informações, inscrições e programação ainda podem ser acessadas por este link ou pela Central de Relacionamento 0800 51 8555. 
 

Publicado sexta-feira, 27 de Setembro de 2019 - 15h15