A educação muito além da teoria é o caminho para o desenvolvimento. Uma das evidências dessa afirmação ocorre ao vivo no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Com 11 mil pessoas confirmadas, iniciou nessa segunda-feira (30), a segunda edição do Sesi com@Ciência. Durante os dois dias da programação, o evento reúne mostra científica, seminários, painéis, palestras e debates, milhares de estudantes, professores, gestores de escolas, empresários e sociedade em geral para refletir e buscar novas ideias em educação e suas consequências para o futuro. “Vemos resultados, pois estamos formando alunos capazes de enfrentar o novo, a tecnologia e atender demandas, por exemplo, de indústrias que precisam inovar e contratar talentos”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, em seu discurso de abertura.

Petry enfatizou que o modelo pedagógico de incentivo à criatividade e experiências práticas é um caminho sem volta, visto os belos resultados que as escolas do Sesi-RS estão tendo em eficiência. Na Mostra dos trabalhos, mais de 200 apresentados no evento, o presidente aponta uma renovação de sua convicção de que “o Brasil tem futuro”.

Sesi com@Ciência - abertura Petry

Crédito foto: Dudu Leal

Realizado pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS), o encontro é uma grande mobilização para que a educação seja, de fato, um pilar de construção para um Estado desenvolvido.

Convidado especial, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, mencionou algumas mudanças na política do governo federal em 2019 e uma delas trata, justamente, de  verbas de apoio para projetos de ensino básico. “A ideia é apoiar projetos que estudam e consigam ajudar a resolver problemas da sociedade. Aqui no Sesi com@Ciência temos exemplos e isso é excelente”, afirmou. Ele citou o projeto de estudantes da Escola de Ensino Médio do Sesi-RS de Gravataí sobre a produção de asfalto mais resistente com resíduos de casca de arroz e PET aplicado com sistema de geração de energia elétrica a partir do peso sobre o asfalto.

O Secretário Estadual de Educação, Faisal Karam, reforçou a percepção das demais autoridades e parabenizou o Sesi-RS pela iniciativa da Mostra e debates sobre rumos da educação e como ela necessita de maior envolvimento da sociedade, cobrando resultados de seus governantes. “O Brasil e o Estado precisam desses caminhos para o desenvolvimento”, observou.

O segundo Sesi com@Ciência é 100% gratuito e até o encerramento, nesta terça-feira (1º de outubro), vai promover debates, vivências, apresentações e reflexões sobre a educação do futuro. “O momento é esse. Na era da educação criativa, temos a oportunidade de apresentar respostas importantes para elevar a competitividade da economia brasileira. Tudo o que está acontecendo aqui é porque existe comprometimento do Sesi-RS e nossos alunos nos pedem, nos cobram, nos incentivam a realizar esse grande evento”, resumiu o superintendente do Sesi-RS,  Juliano Colombo.

Confira a programação aqui.

Publicado segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 - 16h16