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Por dentro das indústrias: a visão dos estudantes que conhecem processos reais

O Sesi Com@Ciência 2019, na FIERGS, reservou espaço na programação, que termina nesta terça-feira (1°), para dar voz aos alunos que tiveram oportunidades junto a diferentes indústrias gaúchas. Representando turmas das quatro escolas de Ensino Médio do Sesi-RS no Rio Grande do Sul (Pelotas, Montenegro, Sapucaia do Sul e Gravataí), o grupo relatou como foram as visitas às linhas de produção que abriram as portas e os encantaram, mostrando processos antes só vistos por eles nos laboratórios ou vídeos didáticos.

No encontro, que ocorreu no espaço Arena Sesi, o diretor da Federação das FIERGS e empresário Alexandre De Carli atuou como mediador e entrevistador junto ao psicólogo e professor Jorge Broide, com grande experiência em comportamento juvenil. Ambos conseguiram questionar os estudantes de tal forma que não foram poucas as manifestações confirmando o desejo de formação específica para o trabalho na indústria. “O que ouvimos aqui hoje é a visão de quem superou a ideia simplista de que uma indústria se faz apertando botão. Parabéns aos jovens que se entregaram às experiências e estão ainda descobrindo o mundo e o esforço de uma produção planejada”, comentou De Carli.

Conforme os depoimentos, os alunos que estiveram no seminário estão chegando na fase final da vida escolar e precisam decidir sobre o futuro profissional. Contudo, antes das visitas às fábricas como Tramontina, Mercur, Fitesa, Arezzo e outras, eles apenas tinham alguma noção do segmento em que gostariam de se aproximar em profissões como Engenharia, Direito ou Administração. Após as atividades junto à escola, alguns tiveram inspirações concretas: “Percebemos o quanto estes jovens estão decididos a buscar conhecimento capaz de os colocarem em posições relevantes na indústria. O mais interessante é que sabem o quanto precisam se dedicar e percorrer um caminho de estudo e aprendizado”, resumiu Broide.

O Sesi com@Ciência apresenta na Mostra Científica 200 projetos e protótipos, de 28 cidades gaúchas, desenvolvidos por 832 estudantes de programas educacionais do Sesi-RS, incluindo Contraturno Escolar, Escola Sesi de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Estado. São soluções para problemas do cotidiano da população, mas também da realidade das indústrias, pensadas por alunos com idades que variam entre 6 e 60 anos. Alguns dos trabalhos já estão em fase final de desenvolvimento e outros em pesquisas iniciais.

Sesi com@Ciência - Alunos no Ensino Médio

Crédito foto: Dudu Leal

O desenvolvimento dessas criações é possível a partir da metodologia de ensino do Sesi-RS, que busca a preparação integral do estudante e a construção de competências e habilidades necessárias ao mundo do trabalho. Além das quatro escolas atuais do Sesi-RS, ainda estão previstas outras duas unidades, uma em São Leopoldo, que inicia suas atividades em 2020, e outra em Caxias do Sul.

A proposta de ensino é baseada em práticas de instituições de educação de excelência no Brasil e no mundo, e mescla a preparação para o trabalho com excelência acadêmica. As aulas ocorrem em salas-ambiente específicas para cada área do conhecimento, como Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, laboratórios de Ciências da Natureza e infraestrutura para teatro e música, com mesas dispostas em círculos, que proporcionam a composição de grupos com perspectiva colaborativa. No segundo ano, começa a parceria com o Senai-RS, que disponibiliza cursos de qualificação profissional. Outro diferencial são oficinas e projetos para o mundo do trabalho, bem como visitas técnicas.

A escola pioneira, de Pelotas, foi classificada pelo Ministério da Educação como uma das mais inovadoras e criativas do País. O resultado do projeto iniciado em 2014, com a abertura da escola de Pelotas, pode ser calculado em premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional. Entre elas estão 32 nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia, dois destaques em feiras na Tunísia e Escócia e sete premiações em torneios de robótica. Os alunos da escola de Gravataí, depois de conquistarem as medalhas de prata e de bronze no Estadual e de bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF) foram convidados a integrar a delegação do Brasil na 10ª World Mathematics Team Championship, que ocorre em novembro, na China.

Confira a programação aqui.

Publicado segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 - 20h20