Já Juliana Machado, da Unipampa, fez questão de salientar que as relações com as tecnologias não substituem os professores. Ao apresentar dados de pesquisas, a professora mostrou que os docentes ainda são a principal fonte de informação dos alunos. Quando precisam se informar sobre dados relacionados a Ciências e Tecnologias eles buscam os professores em mais de 50% dos casos. “Entretanto, precisamos estar cientes que o professor não é o centro do processo pedagógico, ainda mais com o advento das novas tecnologias”, advertiu.
STEAM NA EDUCAÇÃO
Um novo paradigma da educação, sem deixar de lado todos os conhecimentos que já foram aprendidos. O Steam (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) propõe uma nova abordagem para envolver os estudantes e motivá-los em sala de aula. O mestre em Ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais Leandro Holanda apresentou a evolução que deu origem ao Steam e suas aplicações em um seminário para educadores no 2º Sesi com@Ciência. Holanda, que é coordenador de Steam e Ciências da Natureza no Colégio Alberto Sabin, em São Paulo, e cofundador da Tríade Educacional, abriu sua apresentação com um dado alarmante. “Os alunos começam a educação básica com um nível altíssimo de engajamento, de 95%, e esse interesse vai diminuindo progressivamente até o nono ano, quando chega a 37%”, informa. Por trás desse desinteresse pelas aulas, há uma série de causas, como a própria adolescência, mas também uma organização escolar compartimentada, com um currículo separado por disciplinas e distante da realidade dos alunos.
Para resolver essa equação, várias propostas como a Educação Maker, o Mãos na Massa e a Educação por Projetos foram lançadas. “O termo Stem, na verdade, nasceu na indústria, no final dos anos 80, e engloba ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, explica Holanda. Depois, a expressão ganhou mais um elemento o A de Artes e se transformou em Steam. “O Steam é uma abordagem, e não uma metodologia, que fala da realização de projetos transdisciplinares”, conceitua.