Você está aqui

Resoluções de conflitos trabalhistas por conciliação crescem no RS

As conciliações e as soluções extrajudiciais de resolução de conflitos ganham cada vez mais espaço na Justiça do Trabalho e o Tribunal Regional da 4ª Região (TRT4), cuja sede fica em Porto Alegre, é um dos que mais promove acordos no País, segundo o desembargador do TRT4, Ricardo Martins Costa. Ele foi palestrante, nesta terça-feira (15), juntamente com o mestre em Direito do Trabalho Benôni Rossi, em evento na FIERGS que debateu o tema com profissionais das áreas de Recursos Humanos, gestores, advogados e empresários. Para o coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, Thômaz Nunnenkamp, a Modernização Trabalhista implantada no País trouxe soluções alternativas de resoluções de conflitos, que podem ser ainda mais eficazes do que a disputa judicial. “É nítido que a conciliação evita o desgaste de um processo litigioso e proporciona às partes a possibilidade de dialogarem acerca do conflito e dos interesses envolvidos”, disse.

O evento, realizado pelas FIERGS, por meio do Contrab, teve como tema A Modernização Trabalhista e os Métodos Consensuais de Soluções de Disputa – Conciliação. O desembargador Martins Costa informou, durante a palestra, que em 2017 e 2018, em ações que buscaram conciliação, o TRT4 obteve sucesso acima de 44% nos acordos, superando o índice histórico de 40%. Isso rendeu mais de R$ 59 milhões em valores homologados no Rio Grande do Sul. “A nova realidade é isso, uma mudança de mentalidade”, ressaltou, destacando que são realizadas audiências até por videoconferência e conciliações podem ocorrer inclusive por Whatsapp.

No encerramento, ocorreu um debate, moderado pelo vice-coordenador do Contrab, Guilherme Scozziero, entre Martins Costa e Benôni Rossi, quando os participantes puderam encaminhar perguntas aos especialistas para esclarecer dúvidas.

 .
 

Publicado Terça-feira, 15 de Outubro de 2019 - 18h18