O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal), Gilberto Porcello Petry, foi palestrante da reunião-almoço da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (Acim), nessa quinta-feira (7), no Novo Restaurante Romani.  A  empresários da região e convidados, falou sobre “Avanços e Perspectivas na Conjuntura Econômica Atual”, analisando o momento brasileiro e gaúcho. "Estamos no marco de 300 dias dos novos governos federal e estadual e, em ambos, há fatos para comemorar e outros para lamentar", disse.

Entre os aspectos positivos ressaltados em âmbito nacional, o presidente da FIERGS destacou a consolidação da modernização trabalhista, ainda no governo anterior, de Michel Temer. Ele lembrou como avanços obtidos a partir  do presidente Jair Bolsonaro a mudança na Norma Regulamentadora (NR12) e a política de privatizações, concessões e PPPs como a do Grupo Fraport no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

A inflação sob controle, a redução na taxa de juros para 5% ao ano, a Reforma da Previdência e a Lei da Liberdade Econômica também foram lembradas por Gilberto Petry.  Para ele, a Lei da Liberdade Econômica e a Reforma da Previdência devem ajudar a gerar novos empregos e dar mais garantia aos investidores . "O risco-país  medido pelo Credit Default Swap e divulgado em 29 de outubro chegou aos 117 pontos,  o menor patamar registrado pelo Brasil desde  13 de maio de 2013. A aprovação da Reforma da Previdência, a continuidade da agenda  reformista,  inflação  controlada e a queda de juros contribuíram positivamente para esta avaliação", salientou.

Petry em Marau

Entre os pontos que ficaram para trás em 2019, o Petry citou o crescimento da economia, que pelas previsões foi adiado para o segundo semestre de 2020, a Reforma Tributária, que “não andou”, e a falta de uma Política Industrial que dê segurança para o empresário.

Em relação  ao Rio Grande  do Sul, Gilberto Petry considera positivo o avanço  ocorrido na possibilidade  de privatizações sem necessidade  de plebiscito,  e os investimentos  em segurança  pública,  com índices  de criminalidade  em queda. Mas, a lamentar,  a continuidade  do tarifaço e a manutenção  do Piso  Salarial regional. "Nos tira  da competição  com outros estados que pagam o piso nacional", observou.

Por fim, o presidente da FIERGS lembrou que sua gestão  tem como lema A Valorização  do Empresário  Industrial,  e que eventos de interiorização da Acim em parceria com o Sinmetal ajudam a reforçar  essa certeza.

A reunião -almoço contou com a presença  do prefeito de Marau,  Iúra Kurt, do integrante da diretoria da FIERGS  Antônio Roso, do vice-presidente regional  do CIERGS  Jairo Alberto Zandoná e do presidente da Acim, Gustavo  Ferreira , entre outras autoridades.   "É  essencial  para o nosso trabalho uma visão  mais macro e integrada de atuação " disse Ferreira.

Crédito fotos: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 7 de Novembro de 2019 - 17h17