Confiança do industrial gaúcho fecha o ano em alta

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS) fecha 2019 em 64,9 pontos, 2,9 acima de novembro, revela a pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERFGS), nesta quarta-feira (18). É o maior nível desde fevereiro de 2019, quando havia atingido 66,8 pontos. “A definição da Reforma da Previdência, a manutenção contínua da queda dos juros e os primeiros sinais de melhora na economia provocam uma nova rodada de alta da confiança no industrial gaúcho”, explica o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

De acordo com Petry, para que esta confiança se sustente, a agenda de reformas e a economia do País precisam continuar a mostrar resultados concretos. Dessa forma, será mantida a perspectiva de que a atividade da indústria do RS deva retomar o processo de recuperação nos próximos meses.

O ICEI-RS e seus indicadores denotam confiança do empresário industrial quando ficam acima dos 50 pontos. Quanto mais próximo de cem, maior é o sentimento de otimismo. No resultado de dezembro, o Indicador de Condições Atuais (ICA) cresceu pelo segundo mês seguido e alcançou 59,2 pontos, a maior marca desde os 61,1 de maio de 2010. A avaliação dos empresários gaúchos sobre a economia brasileira mudou nos últimos cinco meses: o Índice de Condições Atuais da Economia Brasileira (ICA-EB) atingiu 60,8 pontos em dezembro, 15 acima de julho de 2019 e 3,8 sobre novembro. Outro ponto positivo destacado pela pesquisa no último mês do ano é que as condições das empresas (58,3 pontos) não se mostram tão favoráveis desde junho de 2010, quando chegou aos 59 pontos.

EXPECTATIVAS
Com este cenário mais favorável, o otimismo dos empresários gaúchos aumentou em dezembro. O Índice de Expectativas (IE) para os próximos seis meses é o maior desde março de 2019: 67,7 pontos, bem acima de 50, faixa que expressa otimismo. O Índice de Expectativas da Economia Brasil avançou quatro pontos, atingindo 67,3, o maior desde fevereiro de 2019, que foi de 70,7. O Índice de Expectativas das Empresas subiu 2,5 pontos, para 67,9, o mais alto nível desde março de 2019 (68,4).

Com isso, aponta o ICEI-RS, a confiança da indústria gaúcha, que na maior parte do ano foi sustentada pelo componente de expectativas, nos últimos dois meses passou também a contar com a melhora consistente das condições atuais. Quase metade (48,1%) das empresas percebe melhora na economia brasileira. A parcela que não vê mudanças é de 46,1% e a que percebe piora é de 5,8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 11 de dezembro com 210  empresas, sendo 43 pequenas, 65 médias e 102 grandes. Acompanhe o resultado completo, bem como a série histórica e a metodologia em www.fiergs.org.br/numeros-da-industria/indice-de-confianca-do-empresario-industrial.

Publicado quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019 - 17h17