IEL capacita 4,7 mil profissionais

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) capacitou 4,2 mil pessoas em gestão da inovação e 529 em educação executiva durante 2019. Atendeu 1.847 indústrias entre consultorias e programas de estágio. “Em 2020, o IEL-RS vai intensificar programas de capacitação e desenvolvimento de lideranças, o encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho por meio de estágios, expandir os serviços de consultoria em gestão da inovação e ampliar os eventos sobre indústria 4.0 trazendo startups e indústrias de tecnologias maduras”, afirma o superintendente do IEL-RS, Carlos Zuanazzi. No próximo ano, o IEL prepara algumas novidades como capacitação de estudantes de nível médio em temas de interesse e a proposta de criação de ciclo de aprendizagem informativo para jovens lideranças.

Em 2019, algumas ações tiveram destaque como o Fórum IEL de Inovação, realizado dia 27 de agosto e que abordou a parceria entre a tecnologia e o lado humano diante do contexto digital. O evento contou com a presença do CEO da Consultoria Super-Humanos, Rodrigo Giaffredo, que abordou o tema Protagonismo Humano na Área Digital e tratou da importância do papel dos seres humanos, com certo conjunto de características, que podem levar os negócios para um outro patamar e cenário de era digital. O fórum ainda teve como palestrantes a pesquisadora e fundadora do Voicers, Ligia Zotini, o diretor da Deloitte People Network, Luiz Fernando de Oliveira, e o o diretor da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl.

O Talentos em Debate contou com a participação da CEO e cofundadora da Gupy, Mariana Dias, que falou para RHs de empresas, no dia 27 de agosto. Revolucionando o recrutamento: Como construir uma jornada centrada em jovens talentos foi o tema da palestra que buscou levar ferramentas aos espectadores. O Diálogos para o Futuro, realizado em 22 de abril, teve como objetivo proporcionar um ambiente e estímulo ao debate sobre temas da gestão de pessoas, geralmente com foco em gestores de RH. Este ano o tema “RH Digital” foi apresentado por Paulo Amorim e Crismeri Delfino Corrêa, e pela perspectiva da Gupy, uma startup que lançou com sucesso o processo de recrutamento e seleção totalmente digital. Já o case de transformação do RH em estratégico foi ilustrado pela experiência da empresa Randon. Outro destaque do ano foi o Você Protagonista do seu Futuro, programa de capacitação para Jovens abordando temas de interesse como gestão do tempo, comunicação, trabalho em equipe, trabalho em negócios digitais. Estão sendo realizadas edições com os alunos aprendizes do Senai-RS.

Balanço IEL 2019

A Curadoria de Tendências – Cosmos, acionada por cinco indústrias em 2019, tem como objetivo apoiar o processo de tomada de decisão das organizações subsidiando-as com informações relacionadas ao futuro dos negócios a partir das perspectivas política, ambiental, social, tecnológica, econômica e legal. Outra ação do IEL-RS é o Grupo de Boas Práticas tem como objetivo aprimorar o conhecimento das empresas participantes em diversos temas relacionados à gestão através do compartilhamento de experiências, práticas e ferramentas de empresas parceiras. Neste ano as empresas participantes foram Grendene, Dakota, Inbetta, Dobra e Exatron e  Novus. O grupo do IEL-RS realizou durante o ano 17 palestras, totalizando 1.840 participantes. O objetivo desta ação é disseminar conhecimento acerca do tema inovação, tendências e transformação digital. As cidades que receberam estas atividades foram: Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Arroio Grande, Candelária, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval, Ivoti, Portão, Criciúma-SC, São Leopoldo, Porto Alegre, Bagé, São Francisco de Paula, Picada Café, Presidente Lucena e São José do Hortêncio.

No final de novembro, o IEL promoveu a 10ª edição do curso de Educação Executiva que teve o tema Transformação Digital na Prática: O Mindset do Líder, conduzido pela consultora do Insper, Paula Traldi. Ela explicou que o curso prepara o líder para que se conheça melhor e lidere sua organização nesta transformação. Também nesta linha, o Programa Educação e Liderança buscou capacitar e desenvolver competências, através de encontros interativos, que proporcionam discussão sobre dialog gap, diversidade, liderança coach, entre outros. Neste ano foram oito edições, atendendo a 332 participantes das indústrias gaúchas.

Balanço IEL 2019

Crédito fotos: Dudu Leal