Retomada econômica do Brasil será rápida, diz secretário especial de Previdência e Trabalho

O Brasil terá uma rápida retomada econômica e poderá superar antes de outros países a crise provocada pela pandemia, garantiu o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, ao participar nessa quinta-feira (2) de live realizada pela FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab). Leal disse que as iniciativas do Governo Federal, como as Medias Provisórias 927 e 936, criadas para proteger empregos, empresas e renda durante o período de restrições provocadas pelo coronavírus, foram exitosas, evitando a perda de 10 milhões de vagas no mercado de trabalho. “O empregador está mantendo seus negócios, suas empresas vivas e seus empregados. O Brasil terá uma retomada diferenciada”, afirmou, ressaltando ter o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) registrado um aumento de 14% nas contratações entre os meses de abril e maio no País, após a implantação das medidas.

Leal informou que o decreto prorrogando a redução de jornada e salários por mais um mês, e a suspensão de contrato por mais dois meses, será assinado nos próximos dias pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele destacou, também, o fato de em um ano e meio de gestão do atual governo, a imagem do Brasil no exterior ter se transformado, ganhando credibilidade especialmente por conta da política econômica muito bem-sucedida adotada pelo ministro Paulo Guedes de redução do tamanho do Estado e de combate aos privilégios. Citou como exemplo a Reforma da Previdência. De acordo com o secretário, economizará R$ 1,3 trilhão aos cofres públicos e acabou com a transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos.

A live teve a participação do coordenador do Contrab, Thômaz Nunnenkamp, e do vice, Guilherme Scozziero. Para Nunnenkamp, passada a pandemia, cadeias produtivas repensarão a dependência atual que possuem da China. Ele afirmou ser o momento da produção de indústrias retornarem ao Brasil, avançando em questões que as tornem mais competitivas.

Veja aqui todas as matérias e ações da FIERGS sobre o novo coronavírus

Publicado sexta-feira, 3 de Julho de 2020 - 16h16