O novo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, se reuniu, nessa sexta-feira, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, e industriais gaúchos, na sede da entidade. Scioli abordou as posições oficiais sobre a economia de seu país, política e comércio da relação bilateral. O embaixador também ouviu propostas dos diferentes setores industriais presentes. “Venho com minha experiência política e executiva ser um agente de integração, já estive com o presidente Jair Bolsonaro e o encontro com o setor produtivo no Rio Grande do Sul tem como objetivo de trabalhar juntos pela indústria dos dois países”, disse o embaixador, que já foi vice-presidente da Argentina e governador da Província de Buenos Aires. “Temos tudo para construir e desenvolver uma boa relação e estamos aqui para colaborar”, ressaltou Petry, que esteve acompanhado do coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Aderbal Lima.

A relação comercial do Brasil com a Argentina tem sofrido forte impacto nos últimos anos. A corrente de comércio entre os dois países caiu mais de 35% no ano passado, comparado com 2018. Em 2020, de janeiro a setembro, a redução já supera os 25% na relação com o mesmo período de 2019. Com o Rio Grande do Sul, as quedas foram de 17% e 26%, respectivamente, na comparação com os mesmos períodos. O país é o terceiro maior destino das exportações gaúchas e o maior fornecedor do Estado.

Publicado sexta-feira, 30 de Outubro de 2020 - 16h16