Dividida em sete áreas temáticas, a Agenda Legislativa da FIERGS 2021 foi lançada oficialmente nessa segunda-feira (3), em evento que contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, e do coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap) da FIERGS, Cláudio Bier. “A Agenda Legislativa tem o propósito de posicionar a entidade frente a possíveis amarras que possam atrasar ainda mais a retomada do desenvolvimento da sociedade gaúcha. Esse documento é um mapa de voo, que pode nos levar ao destino correto. Temos divergências, todos têm, mas conversando com parlamentares conseguimos avançar muito”, disse Petry, em sua manifestação de abertura.

O presidente da FIERGS ressaltou que a indústria, durante toda a pandemia, mesmo com todas as restrições às atividades, em nenhum momento deixou a sociedade com problemas de desabastecimento. “Isso foi em grande parte resultado do trabalho incansável e capacidade do setor industrial em superar desafios”. Por isso, ele mantém a fé no futuro promissor do nosso Estado e do Brasil. “A resposta da ciência ao flagelo da pandemia tem sido excepcional. Portanto, o que nos motiva, hoje, é o avanço da imunização da população, permitindo que a economia saia do respirador. É a nossa grande esperança, e acredito que todos nós, empresários, homens públicos e autoridades, devemos estar engajados nas campanhas de vacinação”, concluiu.

Crédito foto: Dudu Leal

A Agenda Legislativa da FIERGS tem como objetivo divulgar o entendimento da entidade acerca dos efeitos, sobre o setor industrial, de mais de 60 matérias protocoladas pelos deputados estaduais, reforçando a interlocução com os parlamentares. “Mesmo nas divergências, temos condição de dialogar e encontrar soluções, e a Assembleia Legislativa está buscando preparar o Estado para as oportunidades que o mundo oferecerá pós-pandemia”, afirmou Souza, prevendo que a educação será a próxima demanda a surgir no cenário posterior à crise.

A FIERGS selecionou 65 projetos, dentre 93 matérias de 2020, escolhidos tendo como critérios o grau de interesse para o setor industrial e a perspectiva de avanço na tramitação. A publicação traz o posicionamento técnico que chega aos gabinetes e assessorias dos deputados estaduais na forma de pareceres das equipes técnicas dos conselhos temáticos da Federação e pode ser acessada no site da FIERGS neste link. Está dividida nas áreas temáticas Agroindústria, Infraestrutura, Inovação e Tecnologia, Meio Ambiente, Relações do Trabalho, Sistema Tributário e Interesse Setorial. Nos sete capítulos, haverá a descrição de cada projeto, identificação de seu autor, a situação básica da tramitação e o posicionamento da entidade.

A cerimônia de lançamento da Agenda Legislativa foi transmitida ao vivo diretamente do Estúdio Digital pelo canal da FIERGS no Youtube. Apenas Gilberto Porcello Petry, Gabriel Souza e Cláudio Bier estiveram presentes no estúdio na sede da FIERGS, obedecendo todos os critérios de segurança sanitária. “Queremos com essa iniciativa aprimorar a interlocução com os parlamentares e contribuir com o Legislativo”, destacou Bier.

Assista o evento na íntegra:

Publicado segunda-feira, 3 de Maio de 2021 - 17h17