FIERGS promove segunda edição do curso para preposto

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), em parceria com o Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, promove a segunda edição do Curso para Prepostos, com início em 9 de setembro, com a Aula Magna. O objetivo é capacitar representantes ou futuros representantes de empresas em audiências na Justiça do Trabalho. O programa, que segue até 16 de dezembro, inclui cinco módulos com os temas Direito Material do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Papel do Preposto, Noções de Cálculo para Mediação Teoria e Solução de Conflitos, Compliance Trabalhista e Simulações. As aulas são virtuais, ao vivo e interativas.

O papel do preposto é representar a empresa junto ao Poder Judiciário. Ele deve ter conhecimento dos fatos que são discutidos no processo, prestando os depoimentos necessários a fim de responder às dúvidas do juiz. Em alguns casos, o preposto também ajuda o advogado a preparar a defesa, orientando os departamentos internos na coleta das informações e provas necessárias para o processo. Para exercer bem essas funções ele deve conhecer a rotina da empresa e dos empregados, estudar a rotina de trabalho deles dentro da empresa, ter conhecimento do processo trabalhista e do que a outra parte está reivindicando. A preparação de colaboradores poderá gerar um retorno quanto ao tempo de duração dos processos trabalhistas, uma vez que os participantes estarão aptos para resolverem as reclamatórias na fase pré-processual, por meio de mediação e conciliação.

Publicado sexta-feira, 13 de Agosto de 2021 - 12h12