Há 80 anos, surgia a entidade que, hoje, é conhecida como Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs). A história começou com a criação do Sindicato dos Chapeleiros de Porto Alegre e Região, em 12 de setembro de 1941. A finalidade era representar os fabricantes de chapéus e, inicialmente, a abrangência era apenas na região de Porto Alegre e arredores.

Documento de criação do Sivergs, papel branco, com escritos claros em preto

Com o passar dos anos, as lideranças decidiram estender a atuação a outras esferas, representar e defender os interesses do setor no âmbito político e administrativo. Dessa forma, os industriais que se instalavam no interior, clamavam por uma entidade que também canalizasse seus pleitos e defendesse os seus interesses. Em outubro de 1986, o Sindicato assumiu um âmbito estadual, com extensão de base onde não houvesse representação local ou categoria organizada.

Passadas oito décadas, se tornou uma entidade abrangente – que reúne mais de 2.565 indústrias do vestuário e acessórios distribuídas nos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Hoje, o Sivergs promove projetos para o crescimento das empresas e o incentivo da produção e comercialização dentro do RS, mas também em nível nacional e internacional. Em 2020, o setor no RS registrou US$ 44,7 milhões exportados – um número que representa o trabalho desenvolvido nesse período de existência do Sindicato.

Um dos focos de 2021 é a campanha “Feito no RS”. A proposta é estimular o consumo de produtos têxteis produzidos no Rio Grande do Sul. Para isso, o Sindicato desenvolveu uma etiqueta de identificação de origem dos produtos daqui, com os dizeres: “Feito no RS” – uma forma de conscientizar as pessoas para que consumam produtos fabricados por empresas gaúchas do setor.

A meta é fortalecer as indústrias do segmento instaladas no Estado – sejam MEIs, micro, pequenas, médias ou grandes empresas. “A ideia é mostrar que essa é uma roda que gira. O que é feito aqui gera imposto e renda para o Estado. Todos ganham: as empresas, que fazem crescer o faturamento, o Estado – que poderá aplicar o dinheiro em recursos como saúde, segurança, e a população que é beneficiada com trabalho e retorno do Estado”, afirma Sílvio Colombo, que preside o Sivergs na data em que o Sindicato comemora oito décadas. O setor é o segundo em número de trabalhadores do RS – em julho de 2021, empregava diretamente pouco mais de 21 mil funcionários e, indiretamente, outros cerca de 19 mil.

foto do presidente do Sivergs, um homem, de óculos, sentado em uma mesa

Outra ação importante realizada pelo Sivergs em benefício do setor é o RS Moda, evento que integra as pontas do vestuário gaúcho com a cadeia têxtil, colaborando também para valorizar a produção regional. A iniciativa foi idealizada pela ex-presidente do Sivergs, Dóris Spohr, com o objetivo de integrar varejo, indústria, universidades e todos ao redor do setor têxtil para recolocar o RS em seu posto de líder nacional no segmento. Também é uma oportunidade para lojistas de todo o Rio Grande do Sul conhecer a produção de moda. “É mostrar o que a indústria gaúcha produz, pois para o lojista, muitas vezes, é mais fácil comprar em São Paulo, Minas Gerais ou Santa Catarina. Ele, às vezes, desconhece o que é feito no próprio Estado”, afirma Dóris. Ela reforça que é preciso diálogo entre os representantes do setor para saber que um fabricante de um município aqui pode ajudar o de outra região dentro do Estado a crescer.

A primeira edição ocorreu em julho de 2017 e reuniu dezenas de expositores no Barra Shopping Sul. Já o último evento – pós início da pandemia – ocorreu durante a Fenin Fashion Gramado, em janeiro de 2021, com a participação de 12 micro e pequenas empresas de confecções – por meio de uma parceria do Sivergs com o Sebrae-RS e governo gaúcho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Que venham mais 80 anos na defesa de interesses do setor.

Confira outros posts relativos ao Sivergs:

Sivergs oferece coleta de resíduos 100% gratuita para indústrias associadas

Campanha do Sivergs valoriza produção da indústria do vestuário do RS

quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 - 15h15