Sinmetal completa oito décadas em defesa das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico e eletrônico do RS

Há 80 anos, em 16 de setembro de 1941, surgia oficialmente o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal). “Sobreviver por oito décadas, passando por muitos ajustes ao longo desse tempo, em diferentes períodos políticos e econômicos no País, foi resultado de trabalho estratégico e liderança em sucessivas diretorias que estiveram à frente do Sinmetal”, destaca o atual presidente do Sindicato, Gilberto Porcello Petry, que comanda também a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS).

O Sinmetal conquistou sua Carta Sindical, com deliberação para operar em todo o Estado, na data de sua fundação liderado pelo empresário Waldomiro Schapke. Hoje, a instituição abrange todo o território gaúcho, com exceção de localidades onde existem sindicatos patronais do setor, como Bento Gonçalves, Pelotas, Caxias do Sul, São Leopoldo, Cachoeira do Sul, Ijuí, Santa Rosa, Santa Maria e Canoas. “Passadas oito décadas, o Sindicato reúne mais de 6 mil estabelecimentos industriais, responsáveis pela geração de 150 mil empregos diretos em 412 municípios gaúchos”, reforça o presidente.

Além de celebrar Convenções Coletivas de Trabalho com mais 20 entidades laborais, o Sinmetal atua pelo desenvolvimento e fortalecimento setorial e oferece às empresas uma série de benefícios. Entre eles, estão assessorias jurídicas, apoio à participação das empresas em feiras e missões, auxílio na intermediação de negociações junto ao Poder Público e outras entidades congêneres, além de ações que visem a capacitar o setor produtivo que representa.

Em 2018, com o propósito de proporcionar às empresas filiadas novas perspectivas de integração, networking e relações de negócios, o Sindicato criou também o projeto pioneiro “Integração Comercial e de Qualificação do Sinmetal”. O objetivo é fomentar as relações dos filiados entre si e com o mercado, contribuindo para a prospecção de novos clientes e negócios. Consultas prévias das demandas e dos interesses feitas às empresas mostraram carências e necessidades de aprimoramento em áreas de vendas, processos, gestão e liderança, qualidade, estratégica e comunicação/networking. As demandas apontadas são trabalhadas por meio de cursos de qualificação e capacitação, seminários, workshops e palestras. Além disto, para aproveitar o conhecimento e expertises já existentes no setor, são organizadas visitas técnicas às empresas filiadas que tenham best practices nas áreas demandadas.

Outra ação em benefício de seus filiados é o acordo de parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, que representa no Brasil um serviço de consultoria sênior da Alemanha, o Senior Experten Service (SES). São profissionais aposentados que prestam consultoria técnica e gerencial a um custo muito acessível e que pode ser utilizado pelos filiados ao Sinmetal.

Publicado quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 - 12h12