Você está aqui

É amanhã: evento do Sesi- RS debate caminhos da educação

Começa nesta quarta-feira, 20, o Sesi Com@Ciência. Consolidado como um dos principais eventos de inovação na educação do Sul do país, é a oportunidade de conferir alguns dos maiores especialistas no assunto. A programação, toda on-line e gratuita, pode ser acompanhada pelo site www.sesiconsciência.com.br.

Um evento que fala de inovação não poderia ser diferente: as atividades se passam em um ambiente virtual, por onde os visitantes navegam e acompanham diversos tipos de conteúdo. Na pauta, tudo relacionado aos desafios de educar em um contexto pós-pandemia e cada vez mais imerso em tecnologia.

A doutora em Educação Lúcia Dallagnelo, condecorada pelo Ministério da Educação com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, fala sobre Educação para Tecnologia. Já o professor titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Mozart Neves Ramos, traz uma análise sobre os desafios dos gestores escolares da educação pública no período pós-pandemia.

Naércio Menezes, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira-Infância e professor do Insper e da USP, observa a educação e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico. E para traçar um paralelo em nível internacional, o consultor Adrian Ingham, com experiências recentes no Iraque, Malásia, Nepal e Brasil fala sobre a evolução da liderança escolar na Inglaterra, onde analisou o tema por mais de 20 anos.

E tem muito mais: arte, design, transformação digital, desafios de robótica, oficinas de desenvolvimento de software. Alunos das Escolas Sesi de Ensino Médio e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam trabalhos focados em tecnologia e inovação, todos pensando em soluções sustentáveis e que agregam qualidade de vida. Para se ter uma ideia, tem camiseta que monitora batimentos cardíacos e drone inspirado no 14 BIS de Santos Dumont. “Estamos vivendo um momento pós-pandemia. A escola que já vinha se ensaiando para a mudança deu esse passo, colocando a tecnologia no seu dia a dia. Trabalhar sob esses conceitos e exercitar esse uso é super importante para entrarmos nesse novo jeito de fazer educação de uma forma mais tranquila, segura e competente”, afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sonia Bier.

O Sesi Com@Ciência tem como objetivo assegurar o protagonismo dos estudantes por meio de atividades práticas e reflexão pedagógica e científica. Tudo para ajudar a comunidade educacional a construir parcerias em busca de uma educação sintonizada com os desafios do século XXI.

SERVIÇO

  • Sesi Com@Ciência
  • Quando: 20 e 21 de outubro de 2021
  • Onde: 100% on-line
  • Quanto: gratuito
  • Inscrições: pelo site www.sesicomciencia.com.br
Publicado Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 - 12h12