A gestão 2021-2024 do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas (Sictc) tomou posse na noite desta quinta-feira (25), em Três Coroas. Quem assume o comando da entidade é o empresário João Batista Vargas de Souza, no lugar de Joel Brando Klippel. O vice-presidente e coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Gilberto Ribeiro, representou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A missão da nova diretoria é dar sequência ao trabalho já realizado e desenvolver ações em temas considerados prioridades pelos integrantes do setor. Um deles envolve a área comercial, como a preparação das indústrias para melhores resultados na participação em feiras. “Somos ótimos fabricantes, temos ótima qualidade, mas precisamos desenvolver ainda mais nosso lado comercial”, sugere Souza. Hoje, as associadas já participam de eventos como a Zero Grau, Couromoda, Francal e Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), e a ideia é intensificar os resultados nessas oportunidades. “Já criamos o Três Coroas Shoes, que, entre outros aspectos, nos possibilita estar em feiras por meio de estandes coletivos”, conta. Outra ideia é potencializar negócios das associadas no mercado externo.

O desenvolvimento de lideranças e preparação de gestores também é essencial. “Vamos ouvir as empresas, entender as necessidades de cada uma delas, porque são muito diversas, com diferentes realidades, e, a partir daí, formular um projeto”, informa o presidente do Sindicato que, hoje, conta com 54 associadas – incluindo também indústrias de componentes. Outro objetivo é fortalecer as ações da Escola de Sapateiros, criada pelo Sindicato em 2009, para preparar profissionais para atuar no segmento. Entre os cursos oferecidos estão: Confeccionador de Calçados (da administração até a expedição do produto pronto), Modelagem I e II, e CAD.

Um serviço também já oferecido pelo Sictc e que será intensificado é o de gestão ambiental disponível para as empresas associadas a preço de custo. “É uma importante contribuição para resolver as burocracias relativas a esse tema, como as licenças. A profissional vai nas indústrias, realiza a vistoria, presta toda a consultoria necessária”, relata.

O novo presidente também deixa uma mensagem aos associados. “Conhecimento é sinônimo de sucesso. Precisamos nos engajar para buscar e disseminar conhecimento pelo nosso setor. Meu legado é finalizar a gestão com um sindicato ainda melhor do que quando assumi”, finaliza.

Lideranças empresariais em pé atrás de uma mesa na posse do Sindicato
sexta-feira, 26 de Novembro de 2021 - 19h19