Desafios e iniciativas da Justiça do Trabalho no RS são tratados na FIERGS pelo presidente do TRT4

Para tratar sobre os desafios da nova administração, a atuação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) na pandemia, mediações coletivas durante a crise, conjuntura econômica, entre outros assuntos, o presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do sul (FIERGS), na terça-feira. Ele se reuniu com o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e depois participou da reunião do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da entidade, que ocorreu de forma híbrida, com parte dos participantes presencial e outros por videoconferência.

O desembargador destacou em sua apresentação que a Justiça do Trabalho precisa atuar com imparcialidade e equilíbrio, buscando promover a justiça social. Ressaltou também a importância das mediações coletivas conduzidas pelo TRT-RS, demanda que aumentou 118% durante a pandemia. Manifestou ainda preocupação com a inflação, que fechou 2021 em 10,06%, pelo IPCA. Controlá-la é o grande desafio do país em 2022, disse.

O magistrado comentou, ainda, sobre a diminuição do resíduo de recursos de revista na 4ª Região. O estoque desses recursos foi reduzido de 40 mil para 13 mil nos últimos dois anos, trabalho reconhecido com o Prêmio Cooperari, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O projeto também integra o Portfólio de Iniciativas Nacionais do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho.

Além do presidente Gilberto Porcello Petry, o coordenador do Contrab, Guilherme Scozziero Neto, também participou da reunião com Francisco Rossal de Araújo.

Publicado quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022 - 13h13