Você está aqui

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Promovida pelo pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul – Sebrae RS, a Mercopar terá mais um dia de programação em 2022. Em sua 31ª edição, a tradicional feira de negócios será realizada de 18 a 21 de outubro. Totalizando quatro dias de atividades - antes eram três -, o evento terá ainda uma expressiva expansão física: o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, que tradicionalmente abriga a feira, irá comportar uma área total de 32 mil m² - 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado em 2021 para receber o público e expositores. 

De acordo com o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, a expansão da Mercopar é reflexo dos resultados obtidos pela feira, em especial, em sua histórica edição de 2021. “Foi a própria demanda dos principais setores da indústria que levaram à decisão. Em um cenário de grandes desafios postos no último ano, a economia gaúcha demonstrou força. Tivemos uma feira histórica, em que os expositores obtiveram grande êxito nas negociações. Um dia a mais de programação e um ambiente ainda maior oportunizam uma maior geração de negócios durante o evento”, destaca.

2021, inovação e resultado histórico
Realizada de 5 a 7 de outubro de 2021 em formato híbrido, a edição que marcou os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina registrou R$ 224 milhões em negócios gerados, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. Ao todo, o evento reuniu 347 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 44 deles startups.

Além dos números absolutos contabilizados pelos negócios gerados diretamente na Mercopar, o evento movimenta setores como turismo, gastronomia e hotelaria de toda a Serra Gaúcha.

    SALÃO DE NEGÓCIOS - Com o objetivo de gerar conexões entre empresas e novos negócios, a 30ª Mercopar contará com diversas ações, presenciais e digitais. O Encontro Virtual de Negócios Internacionais, que proporciona agendas com organizações por meio de uma plataforma de matchmaking online, acontece das 10h às 18h, e, diferentemente de 2020, quando foi realizado de forma online e presencial, nesta edição da Mercopar, será totalmente virtual. O encontro é promovido pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a CNI. Mais informações em cinbusiness@fiergs.org.br ou (51) 3347-8866. Já tradicional na Feira, o Projeto Comprador, que acontece durante os três dias, das 14h às 19h, terá rodadas presenciais e digitais. O projeto visa a aproximar grandes, micros e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das organizações.

    ROBÔS DA MERCOPAR 2021 - Durante os três dias de evento, robôs que costumam exercer atividades em fábricas, terão suas tecnologias adaptadas para interagir com o público. Entre as atrações estarão um AMR (robô móvel autônomo), que irá auxiliar os presentes na feira a se localizarem e encontrarem estandes; um braço mecânico no qual o visitante poderá acoplar o celular e tirar uma foto ou gravar um vídeo; e robôs que estarão servindo sorvete e suco aos visitantes na Praça de Alimentação.

    FÓRUM ENCADEAR SUMMIT - Com o objetivo de contribuir para a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre organizações de diferentes portes, o Fórum Encadear Summit apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. A iniciativa, que ocorrerá no Espaço Inspiração, no dia 5 de outubro, das 16h às 20h, no Espaço Inspiração, terá como foco o aumento da competitividade pelo pressuposto de estabelecer laços cooperativos de longo prazo que beneficiem, simultaneamente, grandes e pequenas empresas de uma mesma cadeia de valor. Inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/EncadearSummit. 

    1º FORUM DA CADEIA AUTOMOTIVA – O 1º Fórum da Cadeia Automotiva será realizado no dia 5 de outubro, no Espaço Inspiração. Estreando na Feira, o encontro irá trazer tendências e perspectivas do setor automotivo, bem como cases de eletromobilidade. O momento é promovido pela APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, SIMMME, Simplás, Simecs, FIERGS, Sebrae-RS, Senai-RS, SAE Brasil – Seção Caxias do Sul e Instituto Hélice. Além de abordar tópicos relevantes para a construção de conhecimento do setor, contará com grandes nomes da área, como o presidente da CAOA, Mauro Luis Correia; o vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Leandro Pugliese Siqueira; o engenheiro da Jaguar, Daniel Thomazi, entre outros.

    DIÁLOGOS GIGIA BANDEIRA - Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), o Diálogos Gigia Bandera tem como objetivo destacar a história e o futuro da indústria da Serra Gaúcha. O momento é alusivo ao Mérito Metalúrgica Gigia Bandera, que reconhece personalidades que, com sua visão estratégica e representação institucional, empresarial e em defesa da livre iniciativa, conseguem desenvolver suas organizações. O evento ocorre dia 7 de outubro, das 13h30min às 15h30min, no Espaço Futuro, e receberá agraciados da honraria para debater a temática Valorizando a história, projetando o futuro.

    SEMINÁRIO COMPETITIVIDADE E QUALIDADE - A 26ª edição do Seminário Competitividade e Qualidade, promovido pela Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), será realizado no dia 6 de outubro, às 17h30min, no Espaço Futuro. Com o objetivo de gerar networking com resultados, gerar negócios e trazer conteúdo em todos os níveis, o momento irá apresentar ferramentas, soluções e conexões para o desenvolvimento do setor na região.

    SERVIÇO

    • 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial
    • Data: 5, 6 e 7 de outubro
    • Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais 
    • Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 – Caxias do Sul/RS)
    • Inscrições: https://bit.ly/Credenciamentomercopar 
    • Entrada: Gratuita e limitada
    • Mais informações: https://mercopar.com.br/.
    Publicado quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022 - 17h17