Você está aqui

Presidente da FIERGS defende papel principal da indústria no desenvolvimento econômico do País e do Estado

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, defendeu o reconhecimento da posição central da indústria no desenvolvimento econômico do País e do Estado, durante o IV Fórum Gaúcho de Desenvolvimento Econômico, realizado nesta quinta-feira, na Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (Saba), em Xangri-lá. “Os demais setores da economia dependem muito da atividade industrial. A agricultura nacional é competitiva, porque ela utiliza máquinas desenvolvidas por indústrias. Os adubos e fertilizantes feitos na indústria, vão para a agricultura. O comércio eletrônico se baseia em equipamento da indústria de segmentação de tecnologia e informação. As vacinas foram desenvolvidas pela indústria farmacêutica”, destacou. 

O evento, promovido pela Rede Pampa com apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Banrisul e da SABA, reuniu autoridades e especialistas com objetivo de apontar estratégias e possibilidades de financiamento para os setores produtivos e auxiliar no crescimento da economia do Estado, incentivando o gestor público para a convergência com a iniciativa privada.

Em sua palestra, Petry criticou a falta de um projeto de desenvolvimento. “O que nos favorece, neste ano de 2022, é que estamos em um ano eleitoral; isto cria a oportunidade de apresentarmos sugestões aos candidatos para que se comprometam, aí sim, com um modelo de desenvolvimento”, ressaltou.

O presidente da FIERGS também endossou que outras questões como segurança jurídica, redução do Custo Brasil, Reforma Tributária e Reforma Administrativa, redução do Custo RS, aceleração de PPPs, privatizações, e concessões, também sejam discutidas com os candidatos. “O governador a ser eleito em outubro deve admitir que enfrentará grandes desafios, a maioria impopulares”, lembrou ele destacando que as mudanças precisarão também do Legislativo. “Neste ano eleitoral, temos a chance de votar no desenvolvimento ou de votarmos no encolhimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Estamos em um ano de grandes oportunidades, mas também de grandes riscos", concluiu.

O evento contou com cinco painéis temáticos e participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, dos secretários nacionais de Radiodifusão e Telecomunicação, Maximiliano Salvadori Martinhão e Artur Coimbra, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, entre outros.

Assista à palestra do presidente da FIERGS na íntegra:

Publicado sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 - 15h15