Inteligência Comercial da FIERGS ajuda empresas a acessar novos mercados

Definir, identificar e quantificar mercados e clientes externos, analisar a concorrência, conhecer as barreiras tarifárias e não-tarifárias e os custos para se internacionalizar, estas e outras informações sempre foram as demandas da Inteligência Comercial do Centro Internacional de Negócios da FIERGS, às indústrias gaúchas. Por meio de ferramentas, bancos de dados e, sobretudo pela análise técnica, empresas tem desfrutado de um arranjo de dados capaz de auxiliar na tomada de decisão estratégicas, seja para exportar, importar, investir ou planejar onde, quando, quanto e com quem se relacionar para crescer no mercado internacional.

Em média 50 estudos anuais são produzidos e entregues para empresas e outras organizações setoriais. Os estudos de inteligência respondem as necessidades de informação desejadas pelas empresas de forma a permitir ações de prospecção e comercial por elas. Posicionamento logístico e de marcas também são parte de estudos cada vez mais exigidos pelo potencial de ganhos de mercados e da possibilidade de redução de custos internacionais. Além disto, as empresas podem solicitar informações com foco em assuntos específicos, como análise de concorrência e perfis de importadores.

Os estudos abrangem um ou mais países-alvo, como também fazem uma análise de diferentes regiões ao redor do mundo, sempre tendo como foco o potencial dos produtos da empresa (NCM). Em resumo, uma empresa saberá quais os países que mais importam seu produto, qual o volume, peso e preço médio de importação, quais os países e empresas concorrentes nesses mercados e quanto cada concorrente exporta. Também conhecem as eventuais barreiras, impostos, e acordos de comércio existentes, além de informações macroeconômicas dos mercados-alvo. Cada estudo é customizado e entregue em formato impresso e também na modalidade de painel de Business Intelligence Dashboards (BI), permitindo dinamismo ao tomador de decisão.

Em 2021 a FIERGS lançou um produto de Inteligência de Mercado para auxiliar os Sindicatos e entidades setoriais na promoção da internacionalização de seus associados por meio de uma ferramenta dinâmica na web. Trata-se do Mapa de Exportação. Neste serviço as empresas associadas conseguem ter acesso fácil e rápido para identificar onde estão as maiores oportunidades de exportação para seus produtos e quem são seus concorrentes nacionais e internacionais, com valores e dados oficiais. Com isso é possível desenvolver ações de desenvolvimento da internacionalização, com apoio da FIERGS.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: inteligencia.gerex@fiergs.org.br ou fone (51)3347-8675

Publicado sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2022 - 12h12