Oportunidades para a indústria de defesa na Alemanha são apresentadas na FIERGS

Participar de feiras na Alemanha foi um dos conselhos do chefe do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Berlim, Rômulo Neves, para quem quer entrar no mercado de defesa daquele país. Neves participou do evento Internacionalização para a Alemanha: oportunidades e caminhos para a indústria de defesa, promovido pelo Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa) da FIERGS e o Centro Brasileiro de Internacionalização e Negócios (Cebras), realizado na manhã desta terça-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. O diplomata lembrou que este é um mercado de atenção dos governos. “Os contratos de armamentos não são tratados via empresarial. Porém, há alternativas para a indústria de defesa como material para hospitais, uniformes, macas, alimentos, etc,”, destacou.

Conforme ele, outro ponto importante para empresas do setor é acompanhar os editais de compras seja para as Forças Armadas ou para a polícia. “As indústrias interessadas devem se organizar no sentido de estar alertas à divulgação desses editais”, ressaltou durante o evento, que foi mediado pelo vice-presidente da FIERGS e coordenador do Comdefesa, Gilberto Ribeiro.  O terceiro ponto observado por Neves é a confiança. “O processo de parceria e negócios passa muito pela confiança aqui na Alemanha, o contato pessoal é importante”, disse ele, ressaltando que as empresas devem investir na “presença”, como participar de feiras e missões ao país para conhecer possíveis compradores.

João Marcelo Dalla Costa, do Centro Brasileiro de Internacionalização e Negócios na Alemanha (Cebras) enfatizou que cerca de 1,7% do PIB alemão está neste mercado, o equivalente a 46,9 bilhões de euros. Dalla Costa realçou que o primeiro passo para quem quer fazer negócio no país é montar uma empresa na Alemanha. Conforme ele, “este ponto é importante não só pela confiança do empresário alemão em fazer negócio no mesmo ambiente jurídico, como para conseguir crédito e financiamentos com bancos europeus”.

O evento, que teve todos os palestrantes de forma on-line, contou ainda com a participação de Lucas Hirsch, que apresentou papel da BSDV (Federação das Indústrias de Defesa e Segurança Alemãs) na indústria de defesa alemã e o Capitão de Mar e Guerra Fausto de Souza Santos que mostrou o cadastro e catalogação OTAN para empresas brasileiras.

Publicado Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022 - 16h16