Azerbaijão tem oportunidades para a indústria gaúcha

O embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukh Oglu Polukhov, se reuniu nessa quarta-feira com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, na FIERGS. A visita teve como objetivo prospectar oportunidades para estreitar as relações comerciais que vem se intensificando ao longo da última década, quando foi instalada a embaixada do país no Brasil, em 2012. Tendo os fertilizantes como principal produto exportado para o Brasil e o Rio Grande do Sul, o país se mostra um parceiro importante neste momento devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

O embaixador destacou que seu país precisa de tecnologias e que seria importante que a indústria gaúcha se aproximasse do seu país para oportunidades de exportação e cooperação. Ele sugeriu ainda que a Expodireto, onde esteve esta semana, tenha maior participação internacional empresarial além de diplomática. O presidente da FIERGS enfatizou que o EStado possui um setor produtivo diversificado e garantiu ao diplomata o envio de informações detalhadas da indústria em inglês.

No ano passado, a corrente de comércio entre Brasil e Azerbaijão chegou a US$ 59,6 milhões, e com o Rio Grande do Sul, US$ 12,1 milhões. Entre janeiro e fevereiro de 2022, porém, a corrente entre os dois países já alcançou US$ 8, 7 milhões, aumento de mais de 28% na comparação com o mesmo período de 2021. Com o RS, esta elevação alcança 8,7%. O Azerbaijão é o 108º destino das exportações gaúchas e o 63º no ranking de importadores. Entre os principais produtos comercializados pelo Estado em 2021 para o país asiático está o tabaco, carnes e armas.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 9 de Março de 2022 - 17h17