Bancos Sociais da FIERGS e EGR lançam campanha de arrecadação de alimentos em praças de pedágio do RS

Os motoristas que circularem pelas 12 praças de pedágio da EGR já podem ajudar quem mais precisa. Nesta segunda-feira (21), a empresa lançou, em parceria com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, a campanha “Parada Solidária - Doe Alimentos nos pedágios e alimente a esperança”.  O lançamento da ação ocorreu na praça de pedágio de Viamão, na ERS-040.  A campanha está sendo realizada em todo o Rio Grande do Sul e os alimentos já podem ser arrecadados nas praças de pedágio da EGR, além das sedes da própria empresa e da Fundação. As atividades têm a finalidade de beneficiar comunidades gaúchas em situação de vulnerabilidade social.

O superintendente do Sistema FIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi, afirma que quem ganha com a parceria desenvolvida com a EGR é a sociedade. “A Parada Solidária aproximará as pessoas e, consequentemente, ajudará a combater a fome, uma mazela que assola as camadas sociais menos privilegiadas", destaca Zuanazzi.

O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, salienta que a mobilização de toda a sociedade é fundamental para que as doações cheguem até as pessoas mais carentes. "A partir desta iniciativa, queremos promover a solidariedade. Trata-se de uma grande ação em prol de uma parte da população que tem sido ainda mais atingida em decorrência dos impactos da pandemia. Por isso, convocamos a todos para participar ativamente da campanha e estabelecer essa corrente do bem", frisa Záchia.

A parceria possibilita uma ação rápida e efetiva, aliando o recolhimento de alimentos não perecíveis à experiência de uma distribuição eficaz, com a finalidade de amparar e resguardar grupos socialmente vulneráveis por meio da solidariedade. Todo o alimento doado será destinado às comunidades por meio da expertise da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, juntamente com lideranças locais que farão a coleta, o transporte e a distribuição dos alimentos doados.

Criados e mantidos pelo Conselho de Cidadania da FIERGS, os Bancos Sociais buscam transformar desperdício em benefício social, por meio de um processo de mudança cultural. Entre as ações realizadas, está a arrecadação de alimentos, livros, roupas e excedentes industriais para atender às necessidades da população de baixa renda. O projeto também fornece acesso a cursos profissionalizantes de diversas áreas, como vestuário, marcenaria e informática.

Pedágios:

• Boa Vista do Sul: RSC-453 - Km 78, trecho: Estrela a Garibaldi
  • Campo Bom: RS-239 - Km 19, trecho: Estância Velha a Sapiranga
  • Coxilha: RS-135 - Km 18, trecho: Passo Fundo – Erechim
  • Cruzeiro do Sul: RSC-453 - Km 18, trecho: Lajeado - Venâncio Aires
  • Encantado: RS-130 - Km 93, trecho: Lajeado – Guaporé
  • Flores da Cunha: RS-122 - Km 100, trecho: Caxias do Sul - Antônio Prado
  • Gramado: RS-235 - Km 27, trecho: Gramado - Nova Petrópolis
  • Portão: RS-240 - Km 13
  • Santo Antônio da Patrulha: RS-474 - Km 20, trecho: entrada da RS-239 até entrada da RS-030
  • São Francisco de Paula: RS-235 - Km 52, trecho: Gramado - São Francisco de Paula
  • Três Coroas: RS-115 - Km 23, trecho: Gramado – Taquara