Alternativas para eficiência energética e redução de custos serão debatidas na FIERGS

O Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul volta à forma presencial, nessa quinta-feira (28), às 8h30min, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Foram dois anos em formato híbrido (2021) e somente on-line (2020), e esta sexta edição terá como temas principais a autogeração de energia elétrica, eficiência energética, redução do custo de energia e geração de negócios, distribuídos em cinco painéis ao longo do dia. A realização é da FIERGS – por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) – e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A Região Sul demonstra potencial para a produção de geração distribuída no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os três estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – estão focados nesse tipo de produção e hoje aparecem entre as seis melhores posições no ranking estadual de Geração Distribuída do país, gerando juntos mais de 2 MW de energia. O Rio Grande do Sul é o mais engajado, com 11,7% da potência instalada.

Os dados da Aneel ainda demonstram que, até 2017 – ano do primeiro Fórum GD na FIERGS –, as usinas solares fotovoltaicas não participavam da matriz elétrica do Brasil. O crescimento exponencial nos últimos cinco anos deve se manter, segundo a Agência. Neste momento, estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação entre 2022 e 2023.

Os debates envolverão cases de empresas que tiveram, por meio de iniciativas diversas, êxito na busca por eficiência. Serão apresentados projetos de diferentes setores, como indústria, comércio, agronegócio e construção civil. Além dos painéis, o VI Fórum GD contará com uma área de exposição a fim de gerar oportunidade para fortalecer a marca no relacionamento com seu público-alvo, bem como alavancar negócios. Estão previstas 16 empresas expositoras, entre elas fabricantes, integradores, distribuidores e bancos.

Saiba mais sobre o Fórum GD em https://www.fiergs.org.br/forum-de-geracao-distribuida-de-energia-com-fontes-renovaveis.

Publicado quarta-feira, 27 de Julho de 2022 - 14h14