Líderes que transformam e inspiram

O painel Líderes que Inspiram, com os empresários Clóvis Tramontina (Tramontina), Aline Eggers Bagattini (Fruki) e Bruno Zaffari (Belmondo) marcou o encerramento da 3ª edição do Ciclo de Formação de Lideranças, promovido pelo Conselho de Futuras Lideranças (Conlíder) da FIERGS e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), realizado no final da tarde de quinta-feira (29). “Temos que pensar no futuro das empresas e das organizações com gestores preparados para o mundo em transformação”, destacou o presidente da FIERGS, Gilberto Petry, na abertura do evento, que teve condução do coordenador do Conlíder, Alexandre De Carli. O Ciclo de Formação busca desenvolver futuros líderes com foco no associativismo sustentável

“Acreditem nas empresas de vocês e não percam a sua cultura”, afirmou Tramontina. O industrial que contou a história da empresa e sua trajetória ressaltou a importância de atuar também de forma simples e objetiva. “Façam evoluções e não revoluções”, disse ele, que presidiu a Tramontina por 30 anos uma das maiores indústrias do País e que continua genuinamente brasileira.

A diretora da Fruki, Aline Eggers Bagatini, lembrou que não se achava preparada para suceder o pai, mas que a resposta dele foi: “Sou presidente há 60 anos. Tu achas que eu já cheguei assim ou que eu fui me formando ao longo do tempo? Assume e vai te desenvolvendo e faz do teu jeito”. Conforme Aline, a sucessão foi colocada para ela não como uma corrida de revezamento. “O pai me passou a caneta, mas ficou com a tampa da caneta. Ele está presente sempre que eu preciso dele”, disse. Ela ainda enfatizou a cultura organizacional como algo importante a ser preservado e a importância do voluntariado na formação do líder.

A participação na sociedade também foi destacada pelo CEO da Belmondo e diretor do Grupo Zaffari, Bruno Zaffari. “Meu pai tinha uma frase na sua sala que dizia ‘Quem é o homem que não faz do mundo um lugar melhor’ e que eu concordo. Parte de uma boa liderança é abraçar a comunidade”, afirmou ele, que participa do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Transforma RS, Instituto Cultural Floresta e várias outras entidades. Bruno também enfatizou que há valores que devem ser sempre lembrados por um bom líder: união, integridade, comprometimento, simplicidade e empreendedorismo. “A vida é saber guiar-se entre a evolução e o equilíbrio. Evoluir sem perder o equilíbrio e equilibrar-se sem deixar de evoluir”, concluiu.

Publicado sexta-feira, 30 de Setembro de 2022 - 16h16