Embaixador vê momento favorável para investimentos da Coreia em países do Mercosul

A Coreia do Sul vê o Mercosul como um parceiro fundamental para as suas relações comerciais, enfatizou o embaixador do país asiático no Brasil, Lim Ki-mo, em sua visita à FIERGS. Lim foi recebido pelo vice-presidente do CIERGS, José Agnelo Seger, nessa sexta-feira. “É um grande momento para empresas coreanas investirem”, disse ele, lembrando da HT Micron, com sede na Unisinos, em São Leopoldo, empresa brasileira de semicondutores criada por meio de joint venture com a sul-coreana Hana Micron.

Seger expôs ao embaixador sobre a diversidade da indústria do Rio Grande do Sul, local onde estão situadas companhias de padrão internacional de diferentes setores que mantêm filiais ou parcerias em outros países. Ao exaltar a Coreia como um país modelo nas áreas de educação e tecnologia, o vice-presidente afirmou que o RS seria uma ótima opção para futuros projetos coreanos, citando a antiga empresa pública de semicondutores Ceitec, de Porto Alegre, como um exemplo de que investimentos no segmento poderiam ser bem absorvidos no Estado, pois encontrariam facilmente profissionais qualificados para atuar.

A Coreia é o quarto destino das vendas externas gaúchas, e o 17º de origem das importações. Em 2021, a corrente de comércio entre o Rio Grande do Sul  e o país superou os US$ 640 milhões, 13% a mais do que em 2020. Já em relação ao Brasil, a corrente com a Coreia cresceu 30,51%  nos últimos dois anos.

Durante o encontro, foi considerada a possibilidade de um evento na sede da FIERGS com o embaixador para apresentar o “case da Coreia” em educação e tecnologia.

Publicado sexta-feira, 21 de Outubro de 2022 - 13h13