Industriais do RS participarão de missão ao Cazaquistão em 2023

Uma missão prospectiva gaúcha estará no Cazaquistão entre 7 e 14 de abril de 2023 para manter contatos com o governo e as principais entidades empresariais daquele país. Detalhes da viagem e da pauta foram acertados, em Brasília, em um encontro do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, com o embaixador Bolat Nussupov. Com população acima dos 19 milhões, o Cazaquistão exporta principalmente combustíveis minerais (mais de 58% da pauta), ferro e aço e minérios e cinzas, e o embaixador entende existirem também muitas oportunidades para algumas empresas de setores como alimentos e bebidas e cutelaria, entre outros. No jantar, realizado na segunda-feira, Nussupov informou ainda ao presidente Gilberto Petry que o país deseja nomear um cônsul honorário do Cazaquistão no Rio Grande do Sul.

Em maio, Bolat Nussupov esteve na FIERGS, quando participou do   1º Fórum Econômico Cazaquistão-Brasil no RS. Na ocasião, falou do desejo de aumentar o intercâmbio comercial com o Brasil, e que essa cooperação passa pela importante contribuição da indústria gaúcha.

No ano passado, o Cazaquistão exportou apenas US$ 140 milhões ao Brasil, e importou bem menos, pouco mais de US$ 12 milhões. Desse total que comprou do Brasil, apenas US$ 2 milhões tiveram origem no Rio Grande do Sul.

Publicado quinta-feira, 27 de Outubro de 2022 - 14h14