Você está aqui

Especialistas abordam legislação e saúde mental no 4º Seminário de SST realizado pela FIERGS

O Cenário de Revisão das Normas Regulamentadoras (NRs) e sua Fiscalização, Gestão em Segurança no Trabalho e Saúde Mental estiveram entre os temas de debate do 4º Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho, realizado pela FIERGS. A SST conta com legislações e normas específicas que precisam ser observadas não apenas pelas empresas, mas também pelos trabalhadores, zelando pela qualidade de vida e por um espaço seguro para desenvolver suas atividades. “Com a integração de todos os atores sociais: empresários, trabalhadores e governo, podemos chegar a altos níveis de rendimento e conforto no ambiente de trabalho, por conseguinte a uma maior produtividade da indústria e à redução de custos e de doenças ocupacionais, melhorando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, disse Sérgio Galera, diretor da FIERGS e vice-coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, que realizou o evento juntamente com Serviço Social da Indústria (Sesi-RS).

O auditor fiscal do trabalho, Sérgio Garcia, da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit), participou de um dos painéis ao lado do especialista em política e indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Wilson Brueckheimer Junior. Garcia lembrou que os processos de revisão das NRs começaram em 2019, com as de número 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) e 28 (Fiscalização e Penalidades), entre outras. Ele destacou que todo o processo de revisão não pode ir contra dispositivos legais, como a Constituição, e que eventuais mudanças visam à atualização de procedimentos ou eliminação de normas conflitantes e que se sobrepõem.

Já a engenheira de Segurança do Trabalho Miriam Cischini e a psicóloga organizacional Gislene Guimarães debateram Segurança Psicológica Comportamental na Prevenção de Acidentes. Miriam ressaltou a importância de as empresas trabalharem antecipadamente para evitar incidentes e acidentes, além de criarem procedimentos para formar lideranças internas que saibam lidar com pessoas e “educando o trabalhador para o coletivo”.

O seminário, que ocorreu na quinta-feira (27), contou ainda com a participação do engenheiro de Segurança do Trabalho Rogério Balbinot e da advogada Gisele Garcez, que abordaram Gestão em Segurança do Trabalho e suas Consequências Trabalhistas e Previdenciárias. O encerramento foi com a palestra Saúde Mental no Dia a Dia do Trabalho, com a psicóloga, especialista, consultora em Saúde Mental e mestre em Gestão Estratégica de Negócios do Sesi-RS, Viviane Girondi Copelli.

Publicado sexta-feira, 28 de Outubro de 2022 - 15h15