A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) entregou a deputados federais gaúchos eleitos para a próxima legislatura o documento “A industrialização para voltar ao rumo do crescimento” e defendeu aos integrantes da futura Bancada Gaúcha na Câmara Federal a consolidação da Modernização Trabalhista, que completa cinco anos este mês, e precisa ser compreendida pelos resultados que tem apresentado. “A geração acumulada de empregos formais nos últimos 58 meses somam 5,6 milhões de novos postos de trabalho, segundo os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, o Caged”, disse o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em reunião-almoço na sede da entidade, destacando que preservar este importante instrumento é o motivo de mais de 500 pessoas estarem reunidas, nesta sexta-feira, em evento de comemoração aos cinco anos da Modernização, no Teatro do Sesi.

Elaborado pelo Grupo de Política Industrial da entidade, formado para estruturar propostas visando à retomada do crescimento econômico no Brasil e Rio Grande do Sul, o documento coloca a indústria como engrenagem central desse processo. “Quero reiterar o desejo de um Brasil mais produtivo, unido e consciente de suas verdadeiras prioridades. Entendemos, nesse cenário, a importância do Parlamento para dar velocidade às Reformas estruturais, especialmente a Tributária”, ressaltou o presidente Petry, reforçando a tradição da FIERGS de respeito à classe política e à democracia, sempre presente nas decisões e nas ações da entidade.

O encontro reuniu nove deputados federais com Petry, juntamente com o coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar (Coap) da FIERGS, Cláudio Bier, e integrantes da diretoria da Casa. Bier lembrou que, por meio do Coap, a FIERGS estabelece diálogo permanente com os parlamentares gaúchos.

A proposta de reversão do processo em curso de desindustrialização, gerando desenvolvimento e garantindo um futuro melhor para o País, está no documento apresentado pelo economista-chefe da FIERGS, André Nunes, e encaminhado aos parlamentares. São cinco eixos ressaltando a importância da indústria para o desenvolvimento: Educação com foco na formação de futuros profissionais; Adensamento das cadeias produtivas; Inovação e nova economia; Comércio Exterior com políticas de promoção e internacionalização das indústrias e, por fim, Competitividade e Eficiência do Estado garantindo atratividade de investimentos.

A indústria representa 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A cada R$ 1 produzido pelo setor, R$ 2,43 são gerados na economia. Nas exportações, 78,3% da pauta total (US$ 163,8 bilhões) são geradas pela indústria, também responsável por 9,7 milhões de empregos formais, 20,4% do total do País. Neste contexto, a indústria gaúcha responde por 6,8% do PIB nacional, 8% dos empregos formais e 6,4% das vendas externas. Já no RS, a indústria abrange 22,4% do PIB, 26,3% dos empregos formais e 74,5% das exportações.

Estiveram presentes os deputados Alexandre Lindenmeyer (PT), Any Ortiz (Cidadania), Franciane Bayer (Republicanos), Luís Carlos Busato (União Brasil), Marcel Van Hattem (Novo), Maurício Marcon (Podemos), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Sanderson (PL).

Publicado sexta-feira, 25 de Novembro de 2022 - 18h18