Uruguai mostra os benefícios para as empresas gaúchas que desejarem investir no país

Mostrar os atrativos e os benefícios produtivos do país, promover investimentos e fortalecer a imagem do Uruguai junto às empresas, indústrias e investidores do Rio Grande do Sul foram os objetivos do encontro “O Uruguai como um País estratégico para o comércio exterior e de logística para as empresas gaúchas”. O evento foi realizado na FIERGS pela Agência Uruguay XXI, na quinta-feira, com a presença da cônsul geral do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Cristina Buonomo. “Temos um caminho muito longo pela frente, mas muito interesse em começar a trabalhar juntos”, afirmou Liliana.

O vice-presidente da FIERGS e coordenador do Conselho de Infraestrutura da entidade, Ricardo Portella, destacou o total interesse em se discutir caminhos que garantam a eficiência e segurança no escoamento da produção e a busca de novos negócios entre o Estado e o país vizinho. “Do ponto de vista logístico, o atual panorama global é extremamente complexo, a partir de fatores como a pandemia e o conflito do Leste Europeu, as cadeias de fornecimento tiveram de se reinventar. Mais do que nunca, a gestão logística é um fator determinante de competitividade”, disse.

O Uruguai ocupa o 30º lugar entre os destinos das exportações brasileiras, e o oitavo das vendas externas gaúchas. No ano passado, a corrente de comércio entre o Uruguai e o RS se aproximou de US$ 1 bilhão. E esse intercâmbio é em sua maioria de bens industriais: 78% do que o Rio Grande do Sul vendeu para o país no período correspondem a manufaturados. Nas importações, a fatia desses chegou a 53%.

Entre os atrativos apresentados pela delegação uruguaia que fazem do país um local seguro para investimentos estrangeiros, destacam-se o baixo índice de corrupção, as liberdades civis e o fato de o Uruguai se posicionar como vanguarda da sustentabilidade, com 80% da produção pecuária baseada em pastagens naturais e 43% de floresta nativa em crescimento.

Representantes de Cerro Largo mostraram a cidade como uma alternativa de plataforma industrial e logística, além do porto e do aeroporto locais como facilitadores e impulsionadores de negócios. Por fim, a M. Stortti revelou a possibilidade da viabilização de um projeto para desenvolver um empreendimento industrial e logístico como hub da região.

Publicado sexta-feira, 14 de Abril de 2023 - 16h16