Ao celebrar os seus 90 anos e o Dia da Indústria, comemorados em 25 de maio, o Jornal do Comércio promoveu, nesta quinta-feira, o Prêmio Destaques do Ano, na FIERGS, que conquistou o Destaque Indústria. A cerimônia reuniu cerca de 400 pessoas, entre lideranças políticas e empresariais. “Tudo o que for feito na promoção da indústria, que é a catalisadora da inovação e do avanço tecnológico, repercutirá positivamente na nossa sociedade. Neste ambiente, ao longo do tempo, uma feliz coincidência criou um elo que nos gratifica muito. É o fato desta data também marcar a fundação do Jornal do Comércio”, disse o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em sua manifestação de saudação.

Segundo o presidente da FIERGS, o almoço de comemoração só ocorreu porque utilizamos produtos industriais de vários segmentos. “O transporte que nos trouxe, o vestuário que nos abriga e destaca, a agroindústria que nos alimenta, o setor moveleiro que nos dá conforto, a indústria eletroeletrônica que fornece o som, luzes e imagens, passando, logicamente, pela indústria gráfica que é parceira do Jornal do Comércio há nove décadas. Portanto, a data que comemoramos hoje, é de todos, pois não teríamos qualidade de vida sem os produtos industriais”, destacou. São 50 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul responsáveis por 800 mil empregos diretos.

Gilberto Porcello Petry reforçou, ainda, esperar celebrar juntos muitos outros “Dias da Indústria”, quando os jornais poderão estampar manchetes ainda inéditas, que o empresariado “teima em sonhar”, como “Fim da guerra na Ucrânia tem reflexo positivo nas cadeias produtivas”, “Recursos humanos e tecnológicos colocam educação brasileira entre as melhores do mundo”, e, daqui a uma década, em 25 de maio de 2033, “Crescimento recorde da indústria gaúcha nessa década”.

O presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, deu ênfase à relação de confiança que a publicação tem hoje com a comunidade empresarial e está vinculada à independência e isenção com as quais trata as notícias. “Defendemos a democracia, a liberdade de imprensa e acreditamos na iniciativa privada e no empreendedorismo como forças indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social do nosso País”, afirmou.

O governador Eduardo Leite saudou a presença de sete ex-governadores no almoço. “Sempre encontro olhar solidário e comprometido com o Estado. Me anima a possibilidade de saber que essa convivência é fraterna e respeitosa”, comentou.

O senador Hamilton Mourão também homenageou o Jornal do Comércio pelos 90 anos. “O jornal transcende as fronteiras do nosso Estado. Termos um meio de comunicação como o JC é mais que importante para guiar nossas decisões”, disse.

PREMIADOS
Os oito agraciados com o Prêmio Destaque do Ano foram FIERGS (Indústria), Instituto Caldeira (Empreendedorismo), Vida (Sustentabilidade), Stihl (Exportação), Cotrijal (Agronegócio), Pacto Alegre (Inovação), Be8 (Energia) e Sicredi (Cooperativismo). A FIERGS levou o prêmio por sua atuação “pelo fortalecimento da competitividade, inovação tecnológica e desenvolvimento do setor industrial desde 1930”. Além disso, destaca-se por sempre se posicionar “na defesa do crescimento econômico e da expansão dos negócios com geração de valor”.

Fotos: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 25 de Maio de 2023 - 16h16