Presidente da FIERGS acredita em acordo para que gasoduto argentino chegue ao Brasil pela cidade de Uruguaiana

A missão do governo do Estado à Argentina terminou nesta segunda-feira com a expectativa de que o gasoduto de Vaca Muerta possa chegar ao Brasil passando na fronteira pela cidade gaúcha de Uruguaiana. O assunto foi tratado pelo governador Eduardo Leite com o presidente argentino Alberto Fernández, na sexta-feira, em Buenos Aires, em audiência que contou com a participação do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. Ao longo do dia, Petry e Leite também estiveram reunidos na agência de energia com a secretária Flavia Royon (foto). O presidente da FIERGS lembra que, no início do ano, quando esteve em uma missão da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao país vizinho, o assunto já havia sido tratado. “O gasoduto tem que entrar no Brasil pelo Rio Grande do Sul”, frisa ele.

Gilberto Petry chama a atenção que o Estado sofre com uma oferta e demanda muito apertada de gás, o que traz problema e prejudica as empresas gaúchas, pois dificulta a ampliação do consumo.  O presidente da FIERGS é favorável ao financiamento do Brasil ao projeto, desde que haja a garantia que parte da produção seja destinada ao País, e fala com otimismo na expectativa de que os dois países possam avançar neste acordo.

Já o governador Leite ressaltou a necessidade de a obra chegar até Uruguaiana e afirmou que, durante e reunião com o presidente Fernández, foi informado da intenção de o governo do país licitar, já em setembro, a execução do trecho do gasoduto entre Salliquello e San Jerónimo, o que é suficiente para trazer o gás até Uruguaiana. E destacou a necessidade de começar a fazer mobilizações dentro do Rio Grande do Sul e dentro do Brasil, viabilizando o gasoduto entre Uruguaiana e Porto Alegre.

Publicado segunda-feira, 31 de Julho de 2023 - 12h12