A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), implementou um plano emergencial para ajudar as cidades do Vale no Taquari afetadas pelas chuvas de setembro. Os Bancos Sociais da FIERGS também integram a iniciativa. O objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas, um compromisso das instituições com a sociedade, além de colaborar com a recuperação dos municípios atingidos. Um balanço dessas ações foi apresentado na Reunião de Diretorias FIERGS/CIERGS, na noite de terça-feira (3), apontando números superiores a 1,3 mil bens destinados à doação e 7,2 mil quilômetros percorridos por sete veículos (entre caminhões-baú, furgão, caminhonete e carros leves).

A iniciativa faz parte de uma rede de agentes que inclui, ainda, secretarias de Saúde do Estado e dos municípios, Ministério da Saúde, secretarias de Assistência Social e Médicos Sem Fronteiras.

Entre os serviços disponibilizados pelo Sistema FIERGS aos gaúchos que sofrem com as enchentes, estão o envio de unidades móveis do Sesi, kits odontológicos, presença de equipes de saúde mental para acolhimento e visitas para levantar necessidades e articular doações ao Hospital de Roca Sales.

Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Conforme o levantamento, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais - Indústria da Solidariedade, implementada pelo Conselho de Cidadania da FIERGS, arrecadou itens de alimentação, vestuário, higiene e limpeza. Foram 17 toneladas de doações entregues à Defesa Civil do Estado e oito toneladas destinadas ao mesmo órgão da Capital, em uma primeira fase da campanha do Banco de Alimentos. Na segunda etapa, foram 90 toneladas. Um novo momento de arrecadação ocorre em outubro, com recolhimento de alimentos, materiais de higiene e limpeza, eletrodomésticos, mobiliários, cobertores e colchões, equipamentos cirúrgicos (hospitais), além de construção das casas (via Sindicato da Indústria da Construção Civil - Sinduscon) e recuperação de escolas.

Sesi Com@Ciência apoia a Educação
Há, também, uma operação focada na Educação. O Sesi Com@Ciência, tradicional evento de educação e tecnologia, foi adaptado para atender à população do Vale do Taquari com ajudas profissional e material. Com isso, pretende-se ajudar as escolas a recompor seu mobiliário e outros recursos pedagógicos, desenvolver aulas com mais qualidade e reconstruir as estratégias de aprendizagem.

Doações do Senai
A unidade do Senai de Bento Gonçalves ofertou doação de mobiliário, por meio de parcerias com empresas privadas e mão de obra de alunos e professores. Em parceria com a empresa Herval (Dois Irmãos), o Senai confeccionou 40 poltronas para doação aos atingidos. Já o Senai Porto Alegre tem colaborado com a produção diária de 250 sanduíches, no Centro de Formação Profissional Visconde de Mauá, para distribuição às equipes que estão trabalhando.

Em números:

Colaboração na saúde:

• 9 unidades móveis do Sesi-RS para 10 municípios (Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Cruzeiro do Sul, Estrela, Santa Teresa, Encantado, Bom Retiro do Sul, Lajeado, Arroio do Meio e Muçum)
  • 8 mil kits odontológicos distribuídos na região
  • 8 cidades com intervenção da equipe de saúde mental do SESI-RS (Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Cruzeiro do Sul, Estrela, Colinas, Lajeado, Arroio do Meio e Muçum)
  • Doações para o hospital de Roca Sales (material inox, mobiliário, equipamentos de cozinhas, utensílios hospitalares e material de higiene hospitalar)

Colaboração na educação

• São 21 escolas e mais de 12 mil alunos impactados:
  • Mais de 3 mil livros
  • 14 kits de robótica para educação infantil
  • 4 playgrounds completos
  • 21 kits de jogos pedagógicos
  • 21 kits de material esportivo, musical e brinquedos
  • Gogo Board (equipamento para a prática de robótica): 1,2 mil unidades com apoio da empresa Novus

Principais doadores de recursos através da Fundação de Bancos Sociais
Associação de Bancos - R$ 233.000,00
Inst. Helda Gerdau - R$ 200.000,00
Instituto Gerdau - R$ 60.000,00
Site Doe Alimentos - R$ 52.978,90
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)- R$ 100.000,00
Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) - R$ 60.000,00
Yara Brasil (RG) - 33.658,00

Banco Alimentos Curitiba - R$ 11.000,00
Refinaria de Petróleo - R$ 7.950,00
LojaCorr - R$ 9.500,00
Francisco Oderich - R$ 8.000,00
Rodex - R$ 9.000,00
Cababellos Advocacia - R$ 3.500,00

Total: R$ 788.586,90

Doações conseguidas por meio da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais

• Primeira fase: 17 toneladas destinadas à Defesa Civil do Estado e oito para a Defesa Civil de Porto Alegre.
  • Segunda fase: 90 toneladas, sendo 72,2 toneladas via Rede Rede de Bancos de Alimentos do RS e 17,8 toneladas por doação direta para as cidades de São Jerônimo (5,1 toneladas), São Sebastião do Cai (11 toneladas) e Eldorado do Sul (1,7 toneladas). Também foram disponibilizadas mesas e cadeiras para equipe da defesa civil de Lajeado.

Ajude você também:

Alimentos e outros itens:
www.doealimentos.com.br
PIX Banco de Alimentos