Jornada 4.0 apresenta caminhos para uma indústria mais tecnológica

O Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (Citec), juntamente com o Insituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Conselho de Promoção à Pequena e Micro Indústria (Copemi) e Rede RS Indústria 4.0, promoveu na última quarta-feira o seminário Jornada 4.0 – Caminhos para uma indústria mais tecnológica e aplicações em cenário real, com participação do vice-coordenador da Rede, Nestor Ayala, do gerente de Desenvolvimento de Negócios em Tecnologia do Senai-RS, Bruno Trasatti, e do diretor de Relações Institucionais da Instor, Arthur Lorentz.

Ayala apresentou a Rede RS Indústria 4.0 explicando que seu papel é saber quais as dores dos empresários para poder entender e embarcar nessa jornada e no uso dessas tecnologias digitais. “O propósito da Rede nasceu da união de esforços para alavancar a capacidade das empresas gaúchas e brasileiras pelo caminho da para a indústria 4.0”, disse. Ele citou o guia de maturidade para a indústria 4.0 para ajudar neste sentido e que conta com vários níveis iniciando na informatização.

Trasatti explicou o funcionamento do Demonstrador 4.0, desenvolvido pelo Senai com os parceiros, e que foi apresentado durante o Mercopar.  A máquina simula a célula de uma linha de manufatura com uma estação injetora de polímero que faz a produção em tempo real de um copo reutilizável. Com o auxílio de um técnico, o público pode acionar os controles do Demonstrador por meio de um tablet. Durante cerca de dois minutos, é possível acompanhar todo o processo, desde a encomenda de produção, passando pelo molde até a entrega do utensílio. As tecnologias usadas são de empresas gaúchas. “A ideia é mostrar que é possível usar essas tecnologias e atuar de forma rápida para acabar com anomalias na produção, antes que haja algum problema”, ressaltou.

Lorentz contou sobre o desenvolvimento de robôs que a Instor está fabricando. Conforme ele, a empresa que iniciou como startup já está migrando para ser uma indústria. “Tudo que nós pensamos é em reduzir as horas homem de exposição ao risco, mediante soluções de robótica móvel”, afirmou.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 19 de Outubro de 2023 - 16h16