Você está aqui

Somente em 2024, de janeiro a fevereiro, o Brasil já registrou mais de 240 mil casos prováveis de dengue, de acordo com dados do painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. Nesse cenário, em que as epidemias têm se tornado cada vez mais frequentes, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) aposta na prevenção e disponibiliza para a população a QDENGA®, nova vacina contra a doença. Aprovado pela Anvisa, o imunizante é indicado para o público entre quatro e 60 anos. As doses são oferecidas em três clínicas do Sesi-RS: no Espaço Saúde de Caxias do Sul, no Espaço Saúde de Panambi, e na Clínica de Vacinas Canoas (confira o serviço ao final do texto). Os valores ficam em R$ 298 para indústria, e R$ 307,22 para não indústria.

Referência na área da saúde, o Sesi-RS já protegeu mais de 120 mil pessoas durante a campanha de vacinação contra a gripe em 2023. Agora, o foco é a imunização de trabalhadores da indústria e seus dependentes, mas qualquer pessoa da comunidade em geral pode procurar um dos centros disponíveis para se vacinar.

Como principais sintomas, destacam-se a febre superior a 38°C, dor no corpo, dor atrás dos olhos, perda de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e mal-estar. Consequências da contaminação mais grave incluem dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos e sangramentos.

 

Vacina com DNA recombinante

A QDENGA® é fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma e recebeu o aval da agência reguladora brasileira em março de 2023, sendo incorporada ao SUS em dezembro do mesmo ano. É uma vacina atenuada tetravalente, baseada na tecnologia DNA recombinante contra os quatro sorotipos virais da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Isso significa que o imunizante contém o vírus vivo, mas enfraquecido em laboratório, tornando-o seguro para ser aplicado sem causar, de fato, a doença: o vírus estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos e células necessárias para proteger a pessoa infectada.

           Os ensaios clínicos indicam que a eficiência da vacina varia conforme fatores como a idade, quadro clínico e se a pessoa já teve dengue anteriormente.

 

Como funciona o esquema vacinal

A vacina deve ser aplicada em duas doses, sendo a segunda três meses após a primeira dose. Também pode ser aplicada em quem já teve a doença, e não há necessidade de comprovação sorológica como condição para a vacinação.

 

As contraindicações são para pessoas que vivem com o vírus HIV, sintomáticas ou assintomáticas; gestantes e mulheres amamentando lactentes de qualquer idade; pessoas com imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras; e hipersensibilidade a qualquer componente da formulação ou após dose anterior da QDENGA®.

Casos de dengue no Brasil aumentam 15,8% em 2023

Sucessivas epidemias de dengue assolam o país nos últimos 40 anos. Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde, os casos aumentaram 15,8% em relação a 2022, passando de 1,3 milhão para 1,6 milhão. A taxa de letalidade chegou a 0,07% nos dois anos, somando 1.053 mortes confirmadas em 2023 e 999 no ano anterior.

De acordo com a última nota técnica da Sociedade Brasileira de Imunizações, no Brasil há predominância na circulação dos sorotipos 1 e 2, com expansão da área de transmissão para regiões sem experiência prévia de epidemias de dengue, como o Sul do país e municípios do Interior. Qualquer um dos quatro sorotipos do vírus é capaz de causar tanto o quadro clínico da dengue clássica como da dengue com sinais de alerta e da dengue grave.

No geral, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos em diferentes regiões do país, entre novembro e maio. Para evitar a doença, indica-se não deixar água parada, pois é onde o mosquito transmissor faz seus criadouros.

 

SERVIÇO

 

Onde encontrar a vacina QDENGA® na rede Sesi-RS:

 

Caxias do Sul: Espaço Saúde (Avenida Rio Branco, 186 – Bairro São Pelegrino). Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e sábados das 8h às 12h.
Telefone: (54) 3201-5520

Panambi: Espaço Saúde Panambi (Rua Konrad Adenauer, 1585 – Bairro Érica). Funcionamento: Segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h10min às 18h. Sábados das 8h às 12h.  Telefone: (55) 3375-5120

 

Canoas: Clínica de Vacinas Canoas (Rua Aurora, 1220 - Bairro Marechal Rondon). Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 20h e sábados das 8h às 14h.
Telefone: (51) 3299-8211

 

 

Publicado quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2024 - 16h16