Primeira reunião do Conselho Consultivo abre as atividades do Centro de Pesquisa em Agricultura Digital

O Centro de Competência Embrapii para Agricultura Digital, uma parceria do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento (ISI SIM) com a  Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), teve nesta sexta-feira (22) a primeira reunião do seu Comitê Científico. Composto por representantes do Senai-RS, Embrapii, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Porto Alegre, além de representantes de universidades, do setor empresarial e de entidades voltadas ao empreendedorismo e à inovação, o comitê é destinado a orientar as estratégias e ações do CCH, para pensar em demandas do futuro.

Localizado no Rio Grande do Sul, o Centro tem como missão desenvolver soluções tecnológicas avançadas em eletrônica, novos sensores e inteligência artificial para otimizar a produtividade e sustentabilidade no setor agrícola, colocando o Brasil na vanguarda da agricultura digital. “O CCH surge como um catalisador essencial para o desenvolvimento de tecnologias que não apenas elevam o patamar de competitividade do Brasil no mercado global, mas também promovem práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes”, explica Victor Gomes, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai-RS.

Para alcançar esses objetivos, o CCH terá pontos estratégicos como a criação de uma associação tecnológica, que envolve a colaboração com universidades, institutos de pesquisa e empresas dos setores agrícola e de eletrônica. Essas parcerias têm como objetivo compartilhar conhecimentos, recursos e promover a inovação aberta, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias e sua aplicação prática no campo.

Outro ponto focal é promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica no âmbito da agricultura digital, proporcionando um ambiente propício para o surgimento e crescimento de novas empresas de base tecnológica, como startups.

A promoção de formação de pesquisadores é um dos pilares fundamentais para o avanço da inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções avançadas e sustentáveis para o setor agrícola e que está na estratégia do Centro, assim como nova infraestrutura laboratorial, projetada para se tornar uma referência internacional em pesquisa e desenvolvimento no campo da eletrônica, novos sensores e inteligência artificial para agricultura.

Para as empresas e startups associadas, essa infraestrutura oferecerá uma série de benefícios significativos. “O acesso a equipamentos de última geração e tecnologias avançadas possibilitará a essas organizações acelerarem o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, a possibilidade de trabalhar em um ambiente de pesquisa de alto nível estimulará a criatividade e a experimentação, contribuindo para o avanço do conhecimento e a geração de novas ideias”, explica Gomes.

Publicado sexta-feira, 22 de Março de 2024 - 18h18