Evento online apresenta iniciativas para as empresas afetadas pelas enchentes

Em evento online realizado na manhã desta sexta-feira pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Conselho de Pequena e Média Indústria (Copemi), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) apresentou ações voltadas para empresas e suas cadeias produtivas nesse momento de calamidade no Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de cerca de 40 representantes dos Sindicatos Industriais do Estado.

Por meio da pesquisa “Juntos pelo RS”, está sendo realizado um diagnóstico da situação das empresas gaúchas, e, em meio a esse levantamento, estão em processo de elaboração diversas iniciativas. Entre elas está a Consultoria Sebraetec Calamidade, que inclui Avaliação do Espaço Físico e elaboração do plano de ação para reabertura dos negócios, e a previsão de R$ 10 mil para que pequenos negócios possam custear reparos, serviços e aquisições necessárias para voltar a funcionar. Também está em estruturação um roteiro prático de retomada dedicado a cada tipo de cadeia produtiva, os passos que devem ser dados, e o que deve ser priorizado. O site da instituição oferece, ainda, atualizações diárias com orientações referentes a créditos e tributos para o cenário de calamidade do Estado.

Outra iniciativa em estruturação é o Plano Emergencial – Revisão de Máquinas e Equipamentos, ferramenta que vai conectar fornecedores de limpeza desses equipamentos com a indústria que necessita do serviço, sejam eles gratuitos ou pagos. Nesse projeto, um dos principais parceiros será o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), que já vem realizando esse trabalho junto a empresas afetadas no Estado. "Temos diversas ações a atividades públicas e privadas das nossas instituições, tenho certeza de que juntos vamos superar. O Copemi está à disposição para atender as demandas de pequenas e médias indústrias e conectar as necessidades com ações“, ressaltou o coordenador do Copemi e diretor da FIERGS, Marlos Davi Schmidt.

Publicado sexta-feira, 17 de Maio de 2024 - 11h11