FIERGS apoia iniciativas para recuperação do Rio Grande do Sul

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) tem atuado com diversas iniciativas para colaborar com a recuperação econômica e social do Estado, fortemente afetado pela enchente histórica de maio. Esta semana, a FIERGS apresentou a parlamentares a Agenda da Indústria Gaúcha para a Reconstrução do RS, com mais de 70 propostas para a recuperação do setor industrial e da economia, incluindo medidas para a preservação dos empregos, acesso facilitado a crédito e a  capital de giro.

Além disso, parte deste documento também foi entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Brasília, em 17 de maio. Alckmin garantiu recursos para a recuperação rápida da atividade industrial, incluindo a promulgação da Lei da Depreciação Acelerada para renovação de máquinas e equipamentos.

Em outra frente, a FIERGS, juntamente com outras entidades - Fecomércio-RS, Sebrae-RS, Federasul , Farsul e OAB-RS -, constitui um grupo que elaborou e entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Programa de Recuperação Econômica e Social do RS, batizado de Resgate-RS. O programa proposto tem como objetivo apoiar empresas e municípios afetados pelas enchentes, um esforço conjunto das federações empresariais para viabilizar projetos legislativos que abrangem as esferas federal, estadual e municipal.

A FIERGS também se reuniu com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para solicitar medidas emergenciais de apoio a indústrias e trabalhadores, incluindo a redução da jornada de trabalho/salário e a antecipação de férias, além de discutir a reativação do Benefício Emergencial (BEM) e do Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese).

Em apoio à economia local, a FIERGS lançou a campanha Produto RS – Juntos Somos Fortes, incentivando o consumo de produtos da indústria gaúcha para fortalecer a economia, gerar empregos e contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Esta iniciativa destaca a excelência dos produtos gaúchos, que são exportados para 160 países, e apela ao apoio da população para a retomada econômica.

Paralelamente, a Rede de Bancos de Alimentos e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS têm demonstrado solidariedade, doando mais de 1 milhão de quilos de alimentos, além de itens de higiene, limpeza, vestuário e colchões.

Essas ações – juntamente com diversas outras protagonizadas pelo Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS - ilustram o papel fundamental da FIERGS, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.

Publicado sexta-feira, 14 de Junho de 2024 - 15h15