FIERGS debate ações destinadas à recuperação das indústrias prejudicadas pelas enchentes

A FIERGS, por meio do Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi) e da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), realizou nesta semana o evento Diálogos Emergenciais. Foram três encontros para compartilhar informações e debater temas de interesse das indústrias, especialmente neste período de calamidade enfrentado pelo Estado. As reuniões on-line tiveram a participação de representantes de indústrias, presidentes, diretores e executivos de Sindicatos Industriais.

"Quero reforçar a importância dessa iniciativa, de colocar todos em contato para promover a troca de informações, compartilhar sobre suas situações e poder enxergar oportunidades, ameaças e um olhar mais atento a tudo que está acontecendo”, ressalta o diretor da FIERGS  e coordenador do Copemi, Marlos Davi Schmidt.

Na quarta-feira, foram abordadas questões envolvendo programas de benefícios para as indústrias afetadas pelas enchentes no Estado, como é o caso de uma proposta adicional do Procompi, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que deverá beneficiar cerca de 120 empresas. Outro assunto foi o Prêmio Excelência Sindical da Indústria, que teve seu prazo de inscrições ampliado para facilitar a participação do Rio Grande do Sul. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Artur Trein, apresentou algumas das ações realizadas pela instituição, como a recuperação de máquinas e equipamentos de empresas afetadas e a oferta de cursos gratuitos.

Já o gerente de operações do Sesi-RS, Gustavo Hoppen, compartilhou informações sobre a ação dos brigadistas na limpeza e retomada das indústrias e outras iniciativas, que podem ser conferidas no link: conteudos.sesirs.org.br/sesi-ao-seu-lado .

O diretor do CIERGS e coordenador do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS, Guilherme Scozziero, abordou a Medida Provisória 1.230/2024. A MP prevê que a empresa que aderir ao programa terá pago pelo Governo Federal aos seus empregados, o valor de R$ 1.412,00, em duas parcelas, nos meses de junho e julho de 2024.

A quinta-feira (20) teve como tema “Medidas Emergenciais de crédito e financiamento para o Rio Grande do Sul”, no qual o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIERGS, explicou e tirou dúvidas referentes às linhas emergenciais do BNDES, destinadas ao segmentos de  máquinas e equipamentos, capital de giro, e investimento e reconstrução, neste período de calamidade.

Para finalizar a série de três eventos, nesta sexta-feira representantes dos Conselhos de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), de Meio Ambiente (Codema) e Relações do Trabalho trouxeram esclarecimentos sobre ações tributárias, trabalhistas e de meio ambiente destinadas às indústrias afetadas pelas enchentes. Os representantes de indústrias e sindicatos puderam tirar suas dúvidas referentes aos temas.

Publicado sexta-feira, 21 de Junho de 2024 - 15h15